"Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.
Este foi o bolo que enviei para o aniversário da nossa Joana Cruz, que está quase a regressar ao Wi-Fi! É raro gostar de um bolo que leve coco, mas este fica irresistível com a calda e o chantilly de chocolate! A massa fica húmida, se colocares o bolo no frigorífico fica ainda melhor! Na altura de escolheres as natas para o chantilly, as natas frescas são as melhores, de preferência se forem bio, o sabor é imbatível! Podes decorar o bolo com coco ralado extra e raspas de chocolate. Para fazeres as raspas o ideal será raspares uma tablete de chocolate com um descascador de legumes, se não tiveres podes utilizar uma faca. Espero que gostes!
Bolo:
3 ovos
230 g de açúcar
190 g de farinha de trigo com fermento
120 g de manteiga amolecida
100 g de coco ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Creme:
200 ml de natas frescas
50 g de chocolate negro derretido
2 colheres de sopa de cacau cru em pó
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Calda:
150 ml de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
Decoração:
Coco ralado q.b.
Raspas de chocolate q.b.
Bolo: untar uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado.
Pré-aquecer o forno a 170º C.
Bater os ovos com o açúcar e a manteiga. Envolver os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 20 minutos. Deixar arrefecer, desenformar e cortar ao meio.
Calda: misturar o leite previamente aquecido no micro-ondas com o açúcar. Ensopar as duas metades do bolo com a calda e reservar.
Creme: bater todos os ingredientes até ficar um creme fofo.Rechear e cobrir o bolo.
Decorar com coco ralado e raspas de chocolate.