Agora que já passaram as tuas férias e estás pronto para abraçar os dias de inverno, podes ver com outros olhos o seguinte tema: os países europeus com mais dias de férias. Isto porque, Portugal, comparado com os outros países, não se encontra na melhor posição, e, por isso, quisemos-te poupar a essa tristeza antes de teres os teus merecidos dias de descanso.
Se não é o teu caso, e estás a ler este texto enquanto apanhas sol e ouves o som das ondas do mar, o melhor é parares por aqui. Não queremos azedar o teu descanso. Feita esta ressalva, vamos ao que interessa.
No que toca a férias, Portugal não é dos países mais generosos.
Mas, se olharmos para os Estados Unidos, ou Canadá, a nossa realidade não é assim tão má. É uma questão de perspetiva, porque enquanto temos 22 dias úteis, nos Estados Unidos não há nenhuma lei que obriga os empregadores a darem férias aos trabalhadores. No entanto, a maioria oferece aos empregados, em tempo integral, pelo menos 10 dias (duas semanas) de férias remuneradas.
Já no Canadá, a maioria dos funcionários tem um mínimo de 10 dias (duas semanas) de férias. Isso é visto como o direito básico. Após seis anos consecutivos de trabalho com o mesmo empregador, os trabalhadores têm direito a três semanas de férias anuais remuneradas.
A Europa é vista, portanto, como o paraíso das férias e vais perceber o porquê.
O site EuroDev fez uma lista dos países europeus com mais férias. E Portugal encontra-se na lista:
- Espanha: 30 dias;
- Reino Unido: 28 dias;
- Luxemburgo: 26 dias;
- República Checa: 25 dias;
- Áustria: 25 dias;
- Dinamarca: 25 dias;
- França: 25 dias;
- Noruega: 25 dias;
- Suécia: 25 dias;
- Finlândia: 24 dias;
- Portugal: 22 dias;
- Polónia: 20 dias (menos de 10 anos de trabalho) e 26 dias (mais de 10 anos de trabalho);
- Alemanha: 20 dias;
- Holanda: 20 dias;
- Bélgica: 20 dias;
- Suíça: 20 dias;
- Itália: 20 dias;
- Grécia: 20 dias (menos de 10 anos de trabalho) e 24 dias (mais de 10 anos de trabalho);
- Irlanda: 20 dias.