Foi em 1865 que a escravatura foi abolida e considerada inconstitucional nos Estados Unidos, sendo que Portugal deu o primeiro passo em 1761 - um dos primeiros países a fazê-lo.
Com o passar dos anos, o trabalho de escravos deixou de ser uma realidade na maioria dos países desenvolvidos, apesar de, atualmente, existirem vários outros tipos de escravatura pelo mundo fora.
No entanto, foi este ano, e há poucos dia,s que um grupo de alunos norte-americanos decidiu lançar uma petição a pedir o regresso da escravatura.
Trata-se de alunos da Escola Secundária Park Hill South, em Kansas City, no estado do Missouri, EUA, que lançaram uma petição online com esse propósito e, ao que parece, fizeram-no durante uma atividade relacionada com a escola.
Até ao momento, não foram ainda divulgados pormenores sobre o número de estudantes envolvidos, a linguagem e o motivo desta ação, uma vez que a direção escolar está a investigar o caso e está a encará-lo como um “incidente disciplinar”.
Perante o caso que está a indignar a população e a comunidade escolar, a diretora de Park Hill, Jeanette Cowherd, enviou uma carta aos alunos, docentes e não docentes a repudiar qualquer ato de discriminação e a avisar de que irá agir contra quem infringir as regras de conduta da escola.
Nos últimos dias, a escola tem tentado perceber o que motivou esta petição junto dos alunos envolvidos e está a minimizar o desconforto causado em outros estudantes que se sentiram revoltados.