Sempre que se aproxima o fim de um ano, é comum ouvir algumas pessoas dizer que vão traçar os objetivos ou intenções para o ano novo. Se é assim que vamos conseguir alcançar os nossos desejos? Provavelmente. Somos também apologistas de “mal não faz”. Só tens de ter em atenção um pequeno grande pormenor: sê flexível e traça objetivos realistas. A pandemia tirou-nos muita coisa, mas também veio ensinar-nos que nem sempre a vida é como a planeamos.


A revista Forbes reuniu alguns conselhos que, aplicados, podem fazer uma grande diferença na concretização dos teus objetivos para 2022.



1 - Objetivos tangíveis trazem resultados reais


Um dos principais indicadores do sucesso de um objetivo é a forma como é fundamentado na realidade. Embora seja natural teres grandes sonhos na vida, avalia os teus planos para os atingires, para veres o quão realistas são, com base na tua situação atual.

Nada como um caminho com planos bem delineados, quantificados e realistas para saberes o que precisas de fazer, passo a passo, para alcançar o teu grande sonho ou objetivo. Como?

Escreve o que gostarias de alcançar na forma mais simples e clara possível. Por exemplo: se o teu grande objetivo é deixar a vida sedentária de lado, escreve “correr 3 vezes por semana e a começar nos 2 quilómetros”.


2 - Utiliza tudo o que tens ao teu alcance para te ajudar a visualizar


Mune-te de todos os recursos que tens ao teu alcance. Desde aplicações, excel, gráficos ou cronogramas;


3 - Consistência


Uma palavra de ouro para se conseguir alcançar resultados, seja em que área for. Começar uma meta pode parecer simples no início, mas à medida que os meses passam e começas a encontrar obstáculos, pode ser muito fácil desistir.

Vai apontando todos os pequenos passos que vais alcançando com o passar do tempo para teres uma perspetiva concreta do teu progresso. Usa quadros brancos, folhas de incentivo, gráficos, tudo o que te poder ajudar a acompanhar a tua evolução e a motivar-te.


4 - Olhos no futuro, mas não te esqueças do passado


Perspetivar o novo ano de forma positiva é uma das fórmulas para o sucesso desde que não te esqueças do passado. Aprender sobretudo com os erros para que não os voltes a cometer e estes não interfiram neste teu caminho.

Tem em conta tudo o que este ano não te deixou alcançar os teus objetivos. Desde coisas tuas, a coisas que não podes controlar diretamente. Podes não ter o poder de controlar tudo o que te acontece - como qualquer comum mortal -, mas podes escolher tomar atitudes que te afastem de possíveis obstáculos. Para isso, é preciso refletires sobre o passado.


5 - Prepara-te para o sucesso


Só tu defines o que é o sucesso para ti. Desde começar um novo desafio profissional, a beber mais água, fazer exercício físico regularmente ou desligar das redes sociais, tu escolhes as tuas metas e o caminho para as seguir.

O início de um novo ano é uma nova oportunidade.
Entra com o pé direito! Para isso, começa já a pensar bem nas tuas resoluções e põe o plano em prática. Podes não conseguir alcançar tudo - mediante as tuas expetativas - mas pelo menos um dos objetivos a que te propuseste vais conseguir concretizar.