Todos os anos, os portugueses votam naquela que é a Palavra do Ano. Resumir 365 dias numa só palavra pode ser desafiante, mas aquilo que os portugueses viveram nos últimos dois anos acaba por tornar evidentes as escolhas.


Se, no ano passado, a Palavra do Ano foi "saudade", uma vez que milhares de famílias se viram afastadas devido à Covid-19 e este é também um sentimento de muitos portugueses, a deste ano voltou a estar relacionada com aquilo que se viveu e a que se resumiu o ano de 2021.


Assim sendo, a palavra do ano é:



VACINA!


Pois é, a Palavra do Ano 2021 é "vacina" e foi escolhida por 15 mil portugueses, anunciou, esta terça-feira, a Porto Editora.

Com cerca de 45% dos votos, os portugueses votaram na palavra que mais marcou o ano que passou, uma vez que o nosso país atingiu cerca de 90% da população vacinada contra a Covid e muito se falou, se debateu e se questionou sobre a vacinação.


Em segundo lugar, ficou a palavra "resiliência", com 30% dos votos, e o terceiro lugar foi ocupado por "teletrabalho", com 9,2 pontos.


Eleger a Palavra do Ano é uma iniciativa promovida pela Porto Editora, que acontece desde 2009. No que toca à votação de 2021, 35 mil portugueses responderam à chamada e votaram online e, desses, 15 mil elegaram a palavra vencedora.