Sempre que o teu chefe te chama ao gabinete, sentes um nervoso miudinho? Ou quando recebes um email do teu diretor, temes sempre o pior? Há frases e atitudes que nos podem despertar alguma ansiedade ou stress no local de trabalho. O lado positivo é que não és o único que sentes isso e há mesmo frases que são como um gatilho para colocar o coração a bater como nunca.


A Knowledge Academy foi tentar perceber quais as frases que despertam mais ansiedade nos funcionários no local de trabalho. Vê se te identificas com alguma.

Para este estudo, participaram 807 pessoas cujo batimento cardíaco foi analisado todos os dias úteis, ao longo de seis semanas, enquanto a equipa sénior da Knowledge Academy dizia as frases mais comuns que se dizem no local de trabalho.

Os participantes não sabiam que estavam a ser analisados para um estudo. Apenas sabiam que tinham de anotar os seus batimentos cardíacos por minuto. E eis a média de batimentos consoante as seguintes mensagens – tem em conta que uma frequência cardíaca típica geralmente varia entre 60–100 BPM:



  • “Há algo de que queiras falar?”: 91 BPM

  • "Posso falar consigo sobre o que tem vestido?": 93 BPM

  • “Apaguei isso sem querer”: 96 BPM

  • “Tentei chamá-lo por telefone/videochamada antes”: 99 BPM

  • “O que se pode aprender aqui?”: 101 BPM

  • “Importava-se de cobrir as funções deste ex-funcionário por uns tempos?”: 103 BPM

  • “O que recomenda?”: 105 BPM

  • “Podia explicar mais detalhadamente?”: 111 BPM

  • “Como acha que está a correr?”: 118 BPM

  • “Já fez X?”: 123 BPM

  • “Informaram-me de que”: 127 BPM

  • “Viu aquele email urgente?”: 130 BPM

  • “Faça isso!”: 131 BPM

  • “Pode partilhar as suas conclusões na reunião de hoje?”: 138 BPM

  • “Pode fazer uma apresentação para nós?”: 143 BPM

  • “Vamos conversar”: 147 BPM



E, para além de apresentar o que stressa mais os funcionários, a Knowledge Academy deixou também alguns conselhos para se ter mais calma no trabalho. Segundo Ian Hurst, cofundador da organização We are Hummingbird para a prevenção de suicídio e saúde mental, é importante desabafar com alguém sobre aquilo que te inquieta para conseguires racionalizar mais facilmente os teus pensamentos e emoções.


Depois, escolhe um mantra para repetires nos momentos mais stressantes e anota todas as tuas preocupações num papel para que possas refletir sobre as mesmas.

O trabalho não tem de ser um local onde reina o stress. Há formas de contornares isso!