Há 30 anos que esta estação meteorológica na Rússia não tinha rasto de vida. Nem pessoas, nem animais por ali passavam e o que restava ali eram apenas ruínas. Foi construída, em 1934, e encerrada, em 1992. Longe estavam os cientistas de imaginar, na altura em que abandonaram a estação, que, um dia, aquele lugar seria como que um parque de diversões para ursos polares. E foi isso mesmo que aconteceu.


Pela lente do fotógrafo russo Dmitry Kokh, foram captadas fotografias surpreendentes dos ursos polares nesta estação abandonada. Tudo aconteceu durante uma viagem, em agosto do ano passado, do fotógrafo com um amigo, pela Ilha Wrangel, na Rússia, conhecida por ter muitos ursos polares. Tal como Dmitry Kokh conta ao site ExplorersWeb, o objetivo era tirar fotografias de perto aos ursos. Só que os planos foram por água abaixo e o fotógrafo e o amigo não encontraram nenhum urso polar.


O inesperado aconteceu, no regresso, ao passarem pela pequena ilha de Kolyuchin, a apenas 11 quilómetros da Península de Chukotka, quando se aperceberam de movimentos nas janelas de várias das casas em ruínas da estação meteorológica russa. Eram ursos polares!


Através de um drone, construído pelo próprio, e com a devida distância de segurança - os ursos polares não deixam de ser animais selvagens e perigosos - Dmitry Kokh conseguiu estas imagens surpreendentes.



As fotografias tornaram-se, agora, virais e o nome de Dmitry Kokh está a receber o eco que merecia. Uma das fotografias - a do urso à janela - até lhe valeu um prémio num concurso promovido pela National Geographic.