Olhar nos olhos de outra pessoa não é para qualquer um. Há quem fuja a sete pés do contacto visual e só mesmo com muita confiança é que o consegue fazer.

Já pensaste no poder que é olhar nos olhos de alguém? Neles consegues ver muita coisa, que nem sempre as palavras ou as atitudes transparecem.


Se 10 segundos já conseguem ser tão intensos, imagina como seria olhar nos olhos de alguém durante 10 minutos. Se estás a encolher os ombros e a pensar que provavelmente não acontece nada, estás errado.



Em 2015, o psicólogo italiano Giovanni Caputo realizou um estudo em que descobriu como alcançar um estado alterado de consciência sem o uso de qualquer medicamento ou substâncias. Como? Pediu a 20 voluntários que se sentassem e olhassem nos olhos uns dos outros durante 10 minutos seguidos, enquanto outros 20 voluntários ficaram a olhar para uma parede preta durante 10 minutos.


As conclusões deste estudo são surpreendentes. Os participantes preencheram questionários sobre a experiência e os que estiveram a olhar nos olhos uns dos outros disseram que tiveram sintomas de dissociação, incluindo perda de conexão com a realidade, sensação de que o tempo se arrastava e mudanças na percepção de sons e cores.

Mais, 90% dos participantes revelaram ter tido alucinações, como mudanças e distorções no rosto da outra pessoa, durante o olhar interpessoal.

Segundo o autor do estudo, tudo isto tem explicações científicas. Caputo diz que as alucinações ocorrem devido à adaptação dos nossos neurónios à situação contemplativa. Neste caso, a atividade dos neurónios acaba por diminuir por não receberem novos estímulos.


Se antes já achávamos que os olhos eram poderosos, agora temos a certeza!