Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um costume nórdico e japonês que tem influenciado cada vez mais pessoas e culturas. Quando chegas a casa de uma amiga, também tens de tirar os sapatos? Ou estás do outro lado da força em que, cada vez que recebes convidados, pedes encarecidamente para tirarem os sapatos e na troca recebes um revirar de olhos?

Se te identificas com esta última realidade, eis uma boa notícia: agora tens o apoio de especialistas que dizem que é importante tirar os sapatos ao entrar em casa. Já pensaste naquilo que os teus sapatos pisam todos os dias e que depois vão ficar no chão de tua casa? E este é um ponto especialmente importante se tiveres crianças que estão sempre a rebolar pelo chão de casa.



A Universidade do Arizona decidiu avaliar a quantidade de bactérias presentes nas solas dos sapatos e chegou a um número impressionante: 421 mil tipos de bactérias diferentes.


Já pensaste nos inúmeros benefícios que podes ter se adotares este hábito?


- O primeiro, e o mais óbvio, é que terás de limpar menos vezes a tua casa. Além disso, os teus tapetes e carpetes não serão um antro de pó e sujidade;


- Se tens crianças, elas poderão andar livremente e em segurança pelo chão de tua casa;

- Depois, ao andares descalço irás estimular todos os pontos de pressão dos teus pés - os entusiastas de reflexologia irão perceber este ponto;

- Se moras num apartamento, os teus vizinhos de baixo vão agradecer-te e muito, pois já não terão que ouvir a sola dos teus sapatos o dia todo.

Claro que, tirar os sapatos à entrada de casa, não é sinónimo de andar descalço. Para isso, existe o calçado de interior que irá proteger sempre os dedos mindinhos dos teus pés das quinas dos móveis.

Queres criar este hábito em tua casa? Coloca uma sapateira à entrada de casa para lembrar todos os que habitam nela deste passo. Depois, compra vários chinelos para teres sempre de reserva para os convidados.

E se alguém se recusar a descalçar, já tens uma opinião científica para sustentar este hábito.