Hoje em dia, é cada vez mais comum deixar gorjeta nos restaurantes. Seja porque gostaste da comida ou do atendimento, esta é uma forma de mostrares o teu apreço pelo momento bem passado.


Já alguma vez pensaste de onde é que surgiu este costume, que já está tão enraizado em nós que muitas vezes até nos sentimos mal por não dar?

“(gorja + -eta), nome feminino. 1. Bebida que se oferece a alguém que prestou um serviço ou a quantia em dinheiro para pagar essa bebida; 2. Quantia em dinheiro que se dá a alguém como recompensa, para além do pagamento do serviço prestado. = ESPÓRTULA, GRATIFICAÇÃO.” Estes são alguns dos significados que podes encontrar no dicionário para a palavra “gorjeta”.

Quanto à origem da gorjeta, há várias teorias. A mais difundida diz-nos que este hábito surgiu na Europa. Tradicionalmente, dava-se uma bebida por simpatia na retribuição de um serviço. Em inglês, “tip” (gorjeta) deriva de “tipple”, “bebida”. Já em francês a gorjeta é “pourboire”, ou “para beber”.



Já o New York Times escreve que dar uma gorjeta começou como uma prática puramente aristocrática – um mero “subsídio” que a classe alta ofereceria aos socialmente inferiores. Surgiu nos Estados Unidos após a Guerra Civil (que terminou em 1865), quando os americanos ricos começaram a viajar de e para a Europa. Eles trouxeram o costume de volta para casa para mostrar o seu mundanismo, mas foi imediatamente recebido com desdém.


Para surpresa de todos – dado que a gorjeta é quase obrigatória nos Estados Unidos – a maioria dos americanos acharam, inicialmente, este gesto antidemocrático, pois defendiam que diferenciava ainda mais os ricos das massas.

Ainda se passou por leis antigorjeta, mas nunca tiveram grande expressão. Com o tempo, a gorjeta tornou-se cada vez mais normalizada nos Estados Unidos.

Daí para o mundo foi um salto. Hoje em dia, este é um hábito cada vez mais comum em todos os países. Sobretudo no mundo contemporâneo com a profissão de empregado de mesa a ser em muitos locais mal remunerada e mal reconhecida.

No entanto, países como o Japão continuam reticentes quanto a esta prática. Aqui a gorjeta não só não é habitual, como até pode ser considerada rude ou ofensiva. Os japoneses defendem que se já se paga pela refeição, não é preciso ainda dar um valor extra.