Após a visita virtual de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, na Assembleia Portuguesa, agora é a vez de António Costa viajar até a Kiev, a capital da Ucrânia.


O primeiro-ministro português foi convidado pelo homólogo ucraniano, Denys Shmygal, após uma reunião de trabalho por videoconferência, e aceitou de imediato. No entanto, a data da visita ainda não é conhecida e deve ser divulgada em breve.


Em declarações à imprensa, António Costa lembrou que o nosso país foi um "dos primeiros países" a condenar a guerra "ilegal" e "legítima" da Rússia e que o primeiro-ministro ucraniano agradeceu o apoio "desde logo no acolhimento de refugiados, o apoio humanitário, o apoio militar e o apoio financeiro que temos concedido".



Na visita do nosso primeiro-ministro a Kiev, e de acordo com o próprio, vai ser "assinado um acordo de apoio financeiro de Portugal no âmbito do programa de apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) de apoio à Ucrânia". Além disso, António Costa vai estar ainda reunido com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.


(Imagens: Reprodução de vídeo do Twitter)