Grandes problemas requerem grandes soluções, verdade? Boas soluções, soluções inteligentes ou soluções engenhosas. Aqui vamos falar sobre esta última.


Perante as múltiplas reclamações sobre os tempos de espera da bagagem, o aeroporto de Houston arranjou uma alternativa hilariante e simples e que funcionou mesmo. Mas até lá chegar, os responsáveis do aeroporto passaram por vários testes.

Primeiro, aumentaram o número de funcionários responsáveis pelas bagagens no aeroporto. Apesar de a espera média ter reduzido bastante, as reclamações persistiram.

Sem saberem como reagir, os administradores do aeroporto de Houston fizeram uma análise profunda para tentar encontrar uma solução permanente para o problema. Durante a análise, descobriram que os passageiros levavam apenas um minuto a dirigirem-se até à zona das malas de porão e, depois, sete minutos para recolherem as malas.



Então, os administradores tiveram uma ideia.

Porque não aumentar o tempo de chegada até à zona de recolha das malas? O aeroporto de Houston começou a encaminhar as malas para a zona mais afastada do aeroporto. Assim, os passageiros passaram a andar seis vezes mais para irem buscar as suas malas e a caminhada passou a ser mais longa do que a espera da recolha.

E mais: se os passageiros quisessem fazer uma reclamação, teriam que andar 12 vezes mais para voltar ao balcão.

O resultado? As reclamações caíram quase para zero.