Há pessoas que, assim que as conheces, sabes que gostas logo delas? Química, formas de estar parecidas, pensamentos semelhantes. Motivos não faltam para justificar esta coisa inexplicável que te liga a alguém que conheceste há minutos.
Mas sabias que uma das razões também pode ser o cheiro? Um estudo israelita, publicado na Science Advances, concluiu que pessoas com odores corporais semelhantes são mais propensas a darem-se bem como amigos.
Para chegar a esta conclusão, foram analisados 20 pares de pessoas do mesmo sexo que eram amigas e que dizem ter sentido esse tal “clique” quando se conheceram.
Ao longo do estudo, estas pessoas não usaram nada com cheiro – desde sabão, comidas com grandes temperos e cheiros – e dormiram sozinhas com uma camisola de algodão. Depois, as camisolas foram recolhidas e guardadas num saco de plástico onde estas foram congeladas e descongeladas uma hora antes do teste.
Através de um nariz eletrónico, também conhecido por PEN3 eNose, os investigadores descobriram que os pares de amigos tinham cheiros mais semelhantes do que não amigos.
Para apoiar ainda mais esta conclusão, os voluntários ainda cheiraram os odores corporais de todos os que participaram neste estudo e dizerem se os consideravam agradáveis, intensos, sexualmente atraentes ou competentes.
Mais uma vez os resultados mostraram que os pares de amigos que tinham dado o tal “clique” apresentavam notas mais semelhantes do que os pares aleatórios.
Afinal parece que não é só à primeira vista que a amizade se dá. Também é pelo cheiro.