É certo e sabido que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não diz que não a uma selfie, um beijo ou um abraço de quem o aborda na rua. Está habituado a ser parado por portugueses que queiram "trocar dois dedos de conversa" ou, lá está, eternizar aquele momento numa fotografia.


Só que desta vez foi Marcelo Rebelo de Sousa que se pôs à frente da câmara e surpreendeu uma pessoa que estava a trabalhar.


Durante um direto no Facebook de uma loja de roupa, a responsável estava a mostrar os seus produtos quando, sem sequer imaginar, surgiu o Presidente da República. Completamente apanhada desprevenida, Patrícia Ribeiro, a responsável da loja, avisou as seguidoras que, naquele dia, "não temos direito a polícia, mas temos direito ao doutor Marcelo Rebelo de Sousa."


Como é habitual, o chefe de estado cumprimentou a senhora com dois beijinhos e ainda elogiou os produtos que estava a vender.


Ora, tudo isto aconteceu no domingo, dia 10 de julho, no Porto, durante um passeio do Presidente da República, depois de ter saído da Casa da Música, e, nos últimos dias, é que o vídeo ganhou força.


Esta situação inusitada acabou por gerar alguma controvérsia nas redes sociais, uma vez que muitos achavam que as imagens tinham sido editadas e, por isso, não seriam verdadeiras ao mesmo tempo que ficaram surpreendidos e criticaram a postura do chefe de estado.



Apesar das dúvidas, uma fonte do Palácio de Belém já confirmou ao Observador que o encontro, efetivamente, aconteceu e explicou que se "tratou de uma visita fortuita a uma loja, durante um passeio noturno e tardio do Presidente da República, no Porto, depois de um concerto da Banda da Armada, na Casa da Música”.


A mesma fonte explicou que Marcelo Rebelo de Sousa estava a dirigir-se para o hotel onde estava hospedado quando decidiu seguir por uma rua paralela à Avenida da Boavista. E foi aí que viu uma loja aberta e, por isso, decidiu entrar!


O rápido e inesperado encontro ficou, desta forma, eternizado num direto no Facebook, que já se tornou viral.



(Imagens: Reprodução de vídeo)