As noites quentes de verão pedem um jantar na varanda - ou numa esplanada para os mais ambiciosos -, convívios entre amigos, uma bebida refrescante e uma ventoinha no quarto na hora de ir dormir. Há temperaturas que não dão margem para mais. Nem a janela aberta nos salva porque ora não corre uma aragem fresca, ora entram mosquitos e melgas.
Por estas e muitas outras razões, a ventoinha acaba por ser a nossa salvação nas noites de verão. Porém, também há muitas razões pelas quais não a deves ligar na hora de ires dormir.
Segundo o site Healthline, podes ficar constipado, com cãibras musculares, com alergias, e pele seca. E isto são tudo consequências com as quais não queremos lidar, muito menos no verão.
Dor de cabeça e de garganta e nariz entupido
O ar que circula de uma ventoinha pode secar a tua boca, o teu nariz e a garganta. Isso pode levar a uma superprodução de muco, o que pode causar dores de cabeça, nariz entupido e dor de garganta.
Alergias
A ventoinha faz circular pó, pólen e outros componentes que causam alergias. Além disso, a própria ventoinha acumula pó nas suas lâminas e este facto, caso não sejam limpas, pode originar verdadeiros ataques de alergia.
Olhos e pele seca
O ar da ventoinha também pode secar a pele e os olhos, sobretudo se estiver mesmo direcionado para a tua cara. Assim, não há cremes que salvem a tua pele.
Cãibras musculares
Para além destas desvantagens, a verdade é que a ventoinha refresca o teu quarto e o seu barulho é relaxante para algumas pessoas - o chamado white noise. Por isso, fica ao teu critério usá-la ou não, apesar de teres outras formas de manter a tua casa fresca no verão.