Sabes, quando sais do trabalho, ou da praia, ou estás no trânsito e pões a música do rádio, no carro, aos berros? Que bom que é! Que descompressão incrível e que leveza – ou intensidade – nos dá ouvir certas músicas muito alto!
Pois bem, quem vive no Estado norte-americano da Florida apanha uma multa se fizer isto! Quem aumentar o volume do rádio do carro – ou ouvir música em outro dispositivo, dentro da viatura – passa a “constituir uma ofensa punível por lei”. A multa é de mais de 114 dólares.
Esta lei foi implementada, na Florida, em julho e vem juntar-se a outras que visam diminuir a poluição sonora. A forma de detetar a infração aos decibéis vindos dos carros assemelha-se ao dos radares que identificam e registam o excesso de velocidade, de acordo com a publicação Motor24.
Também na Europa já se fazem testes de radares de deteção de ruído, com câmaras e microfones. Na Florida, a lei já foi implementada e pode estar para breve do lado de cá do Atlântico.
Ainda segundo a Motor24, a polícia disse à NBC Miami que a lei não quer penalizar aqueles que “pretendem passar um bom bocado nos seus carros a ouvir música”. O objetivo é tentar contrariar a prática de se ouvir música com o volume muito alto, dentro dos carros.