Há muito que se esperava e ansiava chuva! 🌧️


Numa altura em que o país vivia uma seca extrema, a água já era muito necessária. Até que, finalmente, chegou graças à tempestade Danielle, que está a afetar Portugal desde esta segunda-feira.


No entanto, a chuva veio com força e com intensidade e, no concelho de Manteigas, causou estragos e deixou um rasto de destruição.


Durante a madrugada de terça-feira, a chuva arrastou, de acordo com a TVI, "terras e detritos das áreas ardidas da Serra da Estrela e causou danos na freguesia de Sameiro, em Manteigas". Por volta das 3h48 da manhã, foi dado o alerta para um deslizamento de terras, sendo que os detritos "foram para o leito do rio [Zêzere] que ficou alagado".


O cenário na freguesia é de algum caos e destruição e quem o mostrou foi Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas.


O autarca escreveu que os "danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, temos casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros" e reforçou a situação dizendo que "as imagens falam por si".



Até ao momento e felizmente, de acordo com o autarca, não há "informação de feridos nem desaparecidos".


No resto do país, a chuva não dá tréguas! Tudo indica que, além da chuva forte, vem aí trovoada, vento moderado e uma descida da temperatura máxima.


Nas redes sociais, têm surgido vídeos de várias zonas do país onde a chuva persiste e se intensifica, dando origem mesmo a algumas cheias.







Durante os próximos dias, é melhor ires resgatar um guarda-chuva, as botas e um casaco. Vai ser difícil fazer frente à chuva sem estares devidamente equipado!