Este é um hábito muito comum, perigoso e caro também! De certeza que já te irritaste com alguém no trânsito por estar a conduzir na faixa do meio da estrada. E de certeza que também já fizeste o mesmo - podes confessar.


Ainda não se sabe as razões por detrás deste hábito - comodidade? falsa sensação de segurança? -, mas duas coisas são certas: há coimas e não são nada baratas. Esta é considerada uma contraordenação muito grave e as multas podem ir dos 60 aos 300 euros, segundo o artigo 13 do Código da Estrada.


Para os mais esquecidos, a faixa do meio é apenas usada para fazer ultrapassagens, nos casos em que as estradas tenham duas ou mais faixas de rodagem.



Para além desta coima, quem conduzir na faixa do meio arrisca-se a ficar sem carta por um período de dois meses a dois anos e perde ainda quatro pontos na carta de condução.


Sempre que encontrares um carro na faixa do meio e quiseres ultrapassá-lo não cedas à tentação de o fazer na faixa mais à direita, porque isso também é ilegal e é punível com uma coima entre os 250 euros e os 1250 euros. Nesse caso, fazes como sempre: ultrapassas pela faixa da esquerda, sempre que possível e de forma segura, e depois retomas para a faixa mais à direita.

Depois disto, já percebeste que não vale a pena arriscares mais, certo?