Alguma vez tiveste a tua cadela a olhar-te com um ar sério? E até pensaste no que é que aquilo quereria dizer? A tua cadela estava a julgar-te. Sim, as cadelas avaliam o que os donos fazem!

Os cães são animais observadores e, quando estamos atrapalhados com alguma tarefa, muitas vezes apanhamo-los especados a olhar para nós. As fêmeas, para além de olharem, também "julgam" quando alguém erra, avança a Pit, de acordo com uma investigação da Universidade de Quioto, no Japão.

Por esta razão, as cadelas preferem normalmente as pessoas que acham mais competentes, quando precisam de ajuda, como por exemplo para comer.

Nesta investigação, a equipa estudou as reações de cães e de cadelas a observarem pessoas a agirem, de forma competente e de forma incompetente, na abertura de recipientes com comida.

A experiência baseou-se em observar trinta cães sentados em frente a duas pessoas que tinham um recipiente transparente com tampa. Uma das pessoas fazia de "pessoa competente" e a outra de "pessoa incompetente", mostrando dificuldade em abrir o recipiente, sem conseguir retirar a tampa. Esta cena repetiu-se com mais dois recipientes, para cada pessoa, um com comida e o outro vazio.

E os resultados foram:

No caso dos recipientes com comida, as fêmeas observavam durante mais tempo o humano "competente" do que os machos. Mostravam também mais propensão para se aproximarem da "pessoa competente". “Este resultado mostra que os cães sabem reconhecer diferentes graus de competência nos seres humanos e que essa capacidade influencia o seu comportamento”, segundo o estudo, citado pela Pit.

Portanto, segundo o estudo, também se conclui que as cadelas, para além de avaliarem os comportamentos dos humanos, preferem ainda donos e donas competentes.