Sim, são um meio de transporte prático... No entanto, são, na sua maioria, estacionadas nos lugares que mais convem aos seus utilizadores. Passeios, sejam eles largos ou estreitos, entradas de casas, passadeiras, semáforos, em lugares de estacionamento para automóveis, entre tantos outras.
As trotinetas podem ter facilitado as deslocações diárias de muitas pessoas, mas vieram também provocar mais constrangimentos ao trânsito, seja rodoviário como pedonal.
Nas redes sociais, muitas são as pessoas que pedem cuidado e também regulamentação para as trotinetas, uma vez que muitas não cumprem o código da estrada.
E, por isso, esta segunda-feira, a Polícia Municipal do Porto "começou a fiscalizar e a multar trotinetas e bicicletas eléctricas que estavam mal-estacionadas pela cidade", tal como escreveu o Público.
No total, foram rebocadas 47 trotinetas e uma bicicleta eléctrica e as coimas variaram entre os 30 e os 88 euros.
O Público escreveu que, no Porto, "se um condutor estiver a circular no passeio em vez de na via pública ou ciclovias e for apanhado, a multa que terá de pagar é de 30 euros". Se a trotineta estiver estacionada em cima do passeio, o valor aumenta e chega aos 73 euros "(15 euros de coima, 41 da remoção e 17 do parque)". E se algum condutor estacionar em lugares de cargas e descargas é multado com o valor de sanção mais alto, que é de 88 euros.
No entanto, os condutores só são multados caso sejam "apanhados em flagrante a transgredir".
Esta regulamentação surgiu agora, uma vez que, segundo o Público, "tem vindo a ser verificado um aumento exponencial no número de trotinetas e bicicletas eléctricas no Porto desde 2020, o que tem contribuído para o número de infracções e problemas".
Espalhados pelas cidades, existem pontos de partilhas, ou seja, lugares de estacionamento próprios que são o local indicado para iniciar e terminar uma viagem de trotineta. E, por isso, existem poucas desculpas para estacionar indevidamente ou conduzir em cima dos passeios!