O Bobi é o cão da família Costa, vive em Conqueiros, Leiria, e nasceu a 11 de maio de 1992, o que faz com que ele tenha uns incríveis 30 anos e 266 dias e tenha sido considerado esta quinta-feira, pelo Guinness World Records, o cão mais velho do mundo.


É verdade, o Bobi alcançou este recorde mundial e bateu o detentor do título, Bluey, um cão australiano que viveu entre 1910 e 1939, e morreu com 29 anos e cinco meses.


A história de Bobi começou logo com uma grande reviravolta. Segundo o site do Guinneess, o cão nasceu numa ninhada de três outros cães, num barracão onde a família guardava lenha. Como não podiam ter mais animais, aproveitaram a distração de Gira, a mãe de Bobi, para lhe retirarem os filhos. Os irmãos de Bobi foram mortos e ele não, graças a uma grande trivialidade.


O tutor de Bobi, Leonel Costa, tinha 8 anos na altura e reparou que a mãe de Bobi continuava a visitar o barracão mesmo não tendo, supostamente, os filhos lá. Até que Leonel e o irmão foram investigar e encontraram Bobi escondido. Decidiram guardá-lo em segredo, só que, entretanto, a família descobriu e decidiu ficar com ele.



Hoje para além de ser o cão mais velho do mundo, Bobi é um cão livre - não está preso a nenhuma trela -, sociável e sempre bem alimentado e bem amado. A idade, infelizmente, já se faz sentir e enquanto bate recordes mundiais, Bobi passa os dias no quintal a dormir ou na companhia de quatro gatos.


A notícia de que Bobi é o cão mais velho do mundo não ficou apenas entre fronteiras. Já muitos sites e até programas de rádio, como é o caso da BBC Radio 1, falaram sobre Bobi e da sua nacionalidade.