O Eng. Magalhães Crespo, antigo presidente do Conselho de Gerência e atual Presidente Emérito da Rádio Renascença, recebeu, dia 28 de janeiro, em Belém, do Presidente da Républica, a condecoração de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique



Fernando Magalhães Crespo foi nomeado para a gerência da Rádio Renascença em julho de 1974. Nas 3 décadas seguintes, com a sua paixão, sabedoria e entrega, Magalhães Crespo defendeu a Rádio Renascença durante os anos quentes da revolução, levou a rádio ao topo das audiências com a contratação de António Sala e o seu “Despertar”, foi o “pai” de dois novos canais- a RFM em 1987 (que também levou à liderança das audiências de rádio) e em 1998 a Mega-Hits, tornando a “sua Rádio Renascença” um grande grupo multimédia.



Hoje com 92 anos, este gestor de formação que ao longo de 31 anos guiou os destinos do grupo Renascença teve um papel determinante em muitas das fases difíceis da vida da rádio, em particular no período em que as instalações da Emissora Católica no Chiado estiveram ocupadas pelos militares, entre julho de 1974 e dezembro de 1975.

Em junho de 2018, Magalhães Crespo recebeu o prémio “Fé e Liberdade”, atribuído pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica pelo seu contributo durante a crise da Renascença em pleno PREC nos anos 75/76 e em 2003 foi agraciado pelo Presidente Jorge Sampaio com a distinção de “Grande Oficial da Ordem de Mérito”



Homem do seu tempo, com rara visão de futuro, Fernando Magalhães Crespo ajudou a tornar a Renascença num meio de comunicação influente nos campos da política, religião, sociedade e inovação com a criação da RFM e da Mega Hits, a promoção das televisões privadas em Portugal (com o lançamento da TVI) e lançando a génese de uma digitalização muito antes do “era do digital.”

Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença até à sua reforma, em 2005, Fernando Magalhães Crespo foi homenageado pela “sua rádio” em maio de 2016, no 82º aniversário da Rádio Renascença. Agora o homem que durante 3 décadas foi um dos mais importantes gestores da rádio portuguesa recebeu do Presidente da República a condecoração de “Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”.