As segundas-feiras custam a quase toda a gente. Sair de dois dias em que não há horários, obrigações e stress para entrar numa nova semana é sempre uma mudança abrupta e que requer alguma adaptação. Nem sempre há tempo para isso e, de repente, quando dás por ti, o despertador já está a tocar e já estás na lufa-lufa do dia-a-dia.

Para contrariar esta rotina e para ajudar a controlar o stress que o início das novas semanas podem trazer, há uma nova tendência que se chama "Bare Minimum Mondays", que significa, na tradução livre, "segundas-feiras mínimas", ou seja, fazer o mínimo possível às segundas-feiras. Este conceito foi criado por Marisa Jo Mayes, criadora de conteúdos no TikTok e fundadora de startups.


Parece que os teus desejos se podem tornar realidade.

Fazer o mínimo possível às segundas-feiras, aqui, está tudo menos associado à preguiça.

Marisa Jo Mayes diz que esta deve ser uma decisão consciente e que, na realidade, vai ajudar-te a poupar energias para o resto da semana.

"Foi como se um feitiço mágico caísse sobre mim", explicou Mayes, ao Business Insider, que revela ainda que, desde que adotou este método, deixou de se sentir "sobrecarregada", acaba por fazer mais do que esperava, e, sobretudo, sem sentir a pressão do regresso ao trabalho no domingo.



Depois de sofrer um esgotamento, em 2020, Marisa Jo Mayes despediu-se e começou a trabalhar de forma independente. Em 2022, foi quando começou a pôr em prática as "segundas-feiras mínimas". "Tinha um problema de 'cultura apressada', de perfecionismo. Ainda estava a trabalhar da mesma maneira, era um ciclo de stress e esgotamento."

Mayes fazia exatamente o oposto do que defende hoje em dia: "fazia uma lista de tarefas insanamente longa para as segundas-feiras", de forma a sentir-se produtiva e bem consigo própria.


Agora, a rotina dela às segundas-feiras é completamente diferente. "Às segundas-feiras não faço reuniões e começo devagar nas primeiras duas horas, sem tecnologia e apenas a fazer o que preciso para me sentir bem", explica ao Business Insider. E, desta forma, os domingos deixaram de ser "assustadores". Já ouviste falar da síndrome de domingo à noite? Vale a pena leres mais sobre isso.

Se te estás a perguntar se este método implica menos produtividade, Mayes responde: "como é um trabalho realmente focado, acaba por ser igualmente produtivo".


@itsmarisajo #bareminimummonday started out as a way for me to relieve the pressure I used to put on myself at the beginning of the week, and has led to a total overhaul of my relationship to work 💻🐢🫶🏼 #selfemployed #worklifewellbeing #productivitytips #neurodivergent ♬ cardigan - Taylor Swift


Esta tendência surge também na sequência da "demissão silenciosa", que é no fundo não fazer as tarefas para as quais não se é remunerado.

Surgiu também no TikTok, através de um engenheiro, o Zaid Khan, que subscreve este mote: "cumpres os teus deveres mas já não subscreves a mentalidade de que o trabalho tem de ser a tua vida". Esta é a “demissão da ideia de ir mais além do trabalho” e que “desfrutar da vida também é produtivo.”