As crianças são o melhor do mundo, dizem, mas também são um grande desafio. Trazem momentos radiantes e desafiantes para as famílias. Dão tempo de qualidade, mas também tiram tempo de produtividade e algumas horas de sono. Ser pai e mãe não é fácil e pode trazer sempre um cansaço acrescido.

Por isso, a pensar nestes desafios todos da maternidade, este país decidiu criar uma licença inédita de três semanas de folga para os pais que se sentem esgotados.

Ainda se fala muito pouco do esgotamento parental, mas isso não implica que ele não exista. É, aliás, um problema cada vez mais real.


Esta licença, que se chama "Kur", existe na Alemanha e pode ser tirada a cada quatro anos por pais com dificuldades psicológicas e mentais. Quando os pais dão entrada numa clínica, são avaliados e recebem um plano de atividades, terapias personalizadas, exercício físico e sessões com orientações para uma rotina mais saudável. As crianças são cuidadas e apoiadas, em caso de problemas de saúde próprios, enquanto a alimentação e a limpeza ficam a cargo dos funcionários. À tarde, os pais e os filhos passam tempo juntos.

Para usufruírem desta licença, os pais precisam de uma prescrição médica. Pela Alemanha, existem vários centros de retiros para os pais em esgotamento e, nos últimos tempos, estes espaços têm sido cada vez mais procurados, principalmente por mães.



A Alemanha surge assim como o primeiro país onde este tipo de licença existe, segundo escreve a BBC, e serve não só para tratar um problema de saúde, mas também como uma medida preventiva para impedir que problemas relativamente leves se transformem em problemas piores, como num burnout, também conhecido por esgotamento.


Pode soar como um campo de férias, mas os estudos têm demonstrado que estes retiros são surpreendentemente eficazes na prevenção de problemas de saúde mental. Ainda assim, como escreve a BBC, a crescente procura por esta licença deve soar os alarmes, como um sinal da pressão e stress a que os pais estão sujeitos nos dias de hoje. E verifica-se que essa procura se tem intensificado muito depois da pandemia. "As clínicas reportam que as mães e os pais que chegam até elas estão mais doentes do que antes da pandemia", revela Yvonne Bovermann, a diretora da DM, à BBC.


Durante a pandemia foram muitas as famílias que se desdobraram entre o trabalho e o cuidar dos filhos sem qualquer apoio. "Cuidar de crianças pode ser cansativo, claro, mas não deve ser um fardo com o qual não sabes lidar", diz Bovermann. "Não é assim que deveria ser."