O chatGPT chegou para mudar o mundo. Para os mais distraídos, trata-se de um software programado para gerar textos numa linguagem natural, de maneira semelhante a um humano. Precisas de escrever um email importante? Podes recorrer ao chatGPT, escreves-lhe os pontos importantes a abordar e em segundos e ele faz-te um email todo estruturado com o campo do "assunto" e tudo.

Há até quem já escreva livros com esta ferramenta, teses de mestrado e quem faça entrevistas online para ofertas de trabalho, como é o caso deste jovem. Ele contou tudo no Reddit.


O jovem, que não revela o seu nome, conta que estava farto do trabalho dele e que decidiu candidatar-se a ofertas com altos salários, sem realmente pensar que um dia o iam contactar para uma entrevista.

Como podes calcular, pelo título deste texto, ele conseguiu uma entrevista para um trabalho que oferecia mais de 70 mil euros por ano. Primeiro veio a surpresa e depois o desespero.

Ele não se sentia preparado, uma vez que tinha alterado um pouco o seu currículo, de forma a fazer da experiência laboral algo mais "impressionante do que aquilo que era realmente". Por isso, decidiu recorrer ao chatGPT. "Durante a entrevista online, tinha o ChatGPT em segundo plano para me ajudar a responder às perguntas. Eu digitava as perguntas e o software fazia respostas convincentes que me faziam parecer o candidato perfeito", escreve o jovem no Reddit.


À medida que a entrevista corria bem, a culpa deste jovem aumentava. E o desfecho final não ajudou. Ele acabou por ser aceite no emprego. "Eu devia estar entusiasmado, mas, em vez disso, sinto-me uma fraude total."

"Agora estou com um dilema: devo aceitar o trabalho e tentar aprender as coisas na hora, ou devo confessar e arriscar perder esta oportunidade?"



Para já, o jovem ainda não deu mais atualizações, mas terminou o texto a dizer que o mais provável era arriscar e aceitar este novo trabalho: "O pior que pode acontecer é voltar para o meu trabalho antigo".