A capital dos Países Baixos, Amesterdão, está a dar que falar depois de uma campanha que lançou esta semana com um pedido muito específico para os ingleses: "Não venham". Calma, há todo um contexto na origem deste pedido. Não é que de repente Amesterdão se queira livrar de turistas ingleses. Aliás, no vídeo é frisado que "os turistas continuam a ser bem-vindos".


Este pedido é mais para os ingleses que procuram Amesterdão para dias de farra, festas e excessos. "Se se comportarem indevidamente e fizerem demasiado barulho, preferimos que não venham."

No vídeo, vê-se um jovem britânico a ser detido, enquanto alerta para as consequências do consumo excessivo de álcool e drogas: multas e registo criminal. Segundo uma pesquisa, referida pelo The Guardian, os britânicos entre os 18 e os 35 anos tendem a causar mais distúrbios em Amesterdão, sobretudo com festas de despedida de solteiro, o que perturba os residentes.


O vídeo da campanha surgirá sempre que, em Inglaterra, se pesquisar com as palavras "despedida de solteiro em Amesterdão" e "hotel barato em Amesterdão".



Esta campanha faz parte de um conjunto de medidas que a câmara de Amesterdão tem para promover um turismo mais cultural e consciente. Neste seguimento, também já foi anunciada a proibição do consumo de cannabis em espaços públicos e os horários dos bares e locais de prostituição foram limitados.