Muitas pessoas, talvez tu também, têm ou tiveram receio de fazer alguma coisa com medo de errar.

No entanto, os erros e os falhanços servem também para seguir em frente e melhorar, corrigindo o que correu mal. É exatamente esta a ideia que este museu, criado na Suécia em 2017, pretende transmitir.

O Museu dos Falhanços mostra mais de 150 produtos que foram considerados um fiasco querendo, por isso, garantir que os maiores erros de marketing do mundo não ficam caídos no esquecimento.

Ainda assim, Samuel West, curador da exposição, disse à CBS que “um dos maiores obstáculos à inovação é o medo de falhar. Então, lembrou-se de comunicar a importância de aceitar os falhanços.




O museu apresenta produtos falhados de marcas de grande influência, algumas até líderes de mercado, e ainda dispõe de um recurso interativo chamado “partilha o teu falhanço”.

Samuel West diz que “as pessoas se sentem liberadas quando veem marcas grandes e conhecidas que têm quantidades enormes de dinheiro, experiência e capacidades que falham, ainda assim, quando experimentam coisas novas. Se até eles podem falhar, porque não podemos nós?”



Agora já sabes. Se, alguma vez, tiveres receio de fazer algo com medo de falhar, lembra-te que não és nem o primeiro, nem o último. Falhar e fazer de novo faz parte da condição do ser humano.