Pode parecer uma cena à filme, mas a realidade diz-nos que isto pode acontecer mais vezes do que aquilo que desejávamos.

Segundo o The Independent, as queixas de hóspedes que descobriram câmaras escondidas em casas alugadas pelo Airbnb têm aumentado. Por exemplo, esta jovem, Kennedy Calwell, foi com 14 amigos para um Airbnb em Vancouver, no Canadá, para comemorar um aniversário, quando uma das amigas disse que tinha a sensação de estar a ser vigiada.

A suspeita da amiga levou a que verificassem todas as divisões e a descobrirem uma pequena câmara numa tomada na parede "voltada diretamente para o chuveiro".



Assim como Kennedy Calwell, outras pessoas têm vindo a relatar cada vez mais este tipo de episódios nas redes sociais. Um utilizador no TikTok partilhou ainda um vídeo a explicar diferentes formas de detetar câmaras escondidas. Por exemplo, num quarto, atenta a todos os dispositivos presentes. Desde relógios despertadores, detetores de fumo, tomadas, entre outros. Depois, com a ajuda da lanterna do telemóvel, consegues perceber se estás ou não na presença de uma câmara.


@malwaretech Reply to @safarijackza How to find hidden cameras in AirBnBs #safety #travel ♬ original sound - Marcus Hutchins


Mas há mais dicas. O The Independent reuniu algumas que deves ter em atenção da próxima vez que alugares um Airbnb.


Olhar para todo o lado

Observa bem o espaço e não desvalorizes a tua intuição. "Verifica objetos comuns como contracapas de livros, espelhos, lâmpadas ou plantas. Procura em lugares lógicos. Se alguém procurasse informações, colocaria um dispositivo na sala. Se a pessoa fosse um voyeur, provavelmente colocaria uma câmara nas áreas de vestir", afirmou Keith Roberts, técnico da Advanced Sweeping, uma empresa que deteta dispositivos de gravação. "Observa os locais que dão um melhor campo de visão."


Usa a lanterna do teu telemóvel

Com uma lanterna do telemóvel, consegues verificar a presença de uma câmara. "Podes procurar uma lente com uma lanterna e terás 92 a 95% de precisão", diz Roberts. "Apaga todas as luzes e aponta uma lanterna lentamente para cada centímetro da sala – qualquer lente de câmara refletirá a luz de volta."


O truque do dedo
"Coloca a unha contra o vidro. Num espelho real, não se consegue tocar no dedo no reflexo". Se conseguires, então estás na presença de um espelho falso e a probabilidade de estares a ser vigiado é alta.


@jumcassini KKKK QUE SUSTO! Duetem o vídeo pra eu ver o de vocês e já avisem seus amigos pra ver também ! #curiosidades #historiasbizarras #misterio ♬ Creepy, scary, horror, synth, tension - Sound Production Gin


Denuncia

Se encontres uma câmara ou suspeitares de que estás a ser vigiado, contacta a polícia e não o proprietário da casa.