2023 é o ano em que a Força Aérea Portuguesa comemora 71 anos. E com os festejos das 71 velas, a Força Aérea Portuguesa traz uma novidade: o Beja Air Show.
Depois do sucesso que foi o festival aéreo do ano passado, que marcou os 70 anos da instituição, a Força Aérea decidiu organizar um novo certame, que aconteceu no dia 18 de junho na Base Aérea N.º 11.
O Beja Air Show levou aos céus dessa mesma cidade as mais fantásticas patrulhas acrobáticas e diversas aeronaves. Por lá, foi possível apreciar a beleza da aviação, assistir a demonstrações aéreas, a espetáculos acrobáticos, como a largada de paraquedistas com a Bandeira Nacional, e a exposições de aeronaves nacionais e internacionais.
Além das demonstrações aéreas, houve atividades para todos os gostos... Experiências de voo com óculos de realidade virtual, simuladores de voo, voos de balão, visitas às aeronaves da Força Aérea e muitas mais!
Quem também lá esteve para te contar todas as emoções do Beja Air Show foi a RFM, numa emissão em direto conduzida pela Ana Colaço e pelo Rodrigo Gomes.
E foi assim!
O Beja Air Show foi uma celebração da história da Força Aérea Portuguesa, sendo que, para 2023, a organização dedicou o festival aéreo aos temas da inovação, desenvolvimento tecnológico sustentável e práticas ecológicas.
Por lá, estiveram as seguintes patrulhas:
RED ARROWS
A equipa acrobática Red Arrows estão em exibição desde 1965 e representam a velocidade, agilidade e precisão da Royal Air Force. Os Red Arrows auxiliam no recrutamento para as Forças Armadas e atuam como embaixadores do Reino Unido no país e no exterior. A voar com os jatos Hawk, a equipa é formada por pilotos, engenheiros e elementos de suporte essencial com experiência operacional na linha de frente. Juntos demonstram a excelência e as capacidades da Royal Air Force e do pessoal qualificado ao serviço.
PATRULLA ASPA
A patrulha de helicópteros do Ejército del Aire e del Espacio foi criada a 23 de setembro de 2003. É composta por cinco helicópteros Eurocopter EC-120 Colibri. Estão baseados na Base Aérea de Armilla, Ala 78, Granada.
YAKSTARS
O YAKSTARS é uma equipa de exibição acrobática que voa seis aeronaves Warbird Yak 52s em combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes, passes de alta velocidade e cruzamentos de tirar o fôlego. É uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa e é a primeira da história da aviação ibérica - militar e civil - composta por pilotos de ambos os países. No momento, o YAKSTARS é a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo. Têm como bases Casarrubios, perto de Madrid, em Espanha, e Ponte de Sor, em Portugal.
LA MARCHE VERTE
La Marche Verte é a equipa de demonstração acrobática da Força Aérea Real Marroquina e a equipa acrobática oficial do Marrocos. Formada em 1988, para fins de exibição acrobática, a equipa usa o avião de treino francês Avions Mudry & Cie CAP 232. O avião de apoio é um CASA CN-235 bi-turbo-hélice.
F-16M PORTUGUESES
Os F-16M da Força Aérea Portuguesa são aeronaves que pertencem às Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares”, sediadas na Base Aérea N.º 5, em Monte Real. São responsáveis pela proteção do espaço aéreo nacional contribuindo para a manutenção da soberania nacional. A Força Aérea dispõe de versões monolugares e bilugares. Para o cumprimento da missão, voam normalmente em parelha. O F-16M tem um raio de ação de 900km, uma autonomia máxima de três horas e pode atingir 2.160 km/h.
JUAN VELARDE
Juan Velarde é um piloto espanhol que, atualmente, compete no Campeonato Mundial Red Bull Air Race. De vasta experiência com vários tipos de aeronaves, atualmente, é um dos principais pilotos de Espanha, realizando acrobacias a solo e em formação com os parceiros da Bravo3/Repsol Aerobatic Team.
Informações que te podem ser muito úteis para uma próxima vez:
A entrada na Base Aérea N.º 11 pode ser efetuada a partir das 8h através da Porta de Armas principal (entradas motorizadas, velocípedes e apeadas) ou através da Porta de Armas alternativa (só entradas motorizadas − parte do acesso será feito em terra batida).
Além dos parques de estacionamento no interior da Base, vão estar disponíveis dois parques na cidade de Beja dedicados ao evento, onde estão autocarros para transportar os visitantes até à Base: Parque Évora – localizado no aeródromo civil de Beja e Parque Ovibeja – localizado na cidade de Beja. O acesso a estes parques é efetuado por ordem de chegada.
Para o teu conforto e segurança, utiliza a aplicação da VOST Portugal, que te dará informação, ao segundo, sobre o trajeto mais rápido para chegar à Base, assim como a capacidade de cada um dos parques disponíveis para este evento.
No interior da unidade, vais encontrar uma variedade de opções de alimentação e bebidas para desfrutares enquanto assistes às exibições emocionantes.
Tendo em conta a previsão de sol e calor, na região, usa proteção adequada, incluindo protetor solar.
Foi uma tarde muito bem passada, com a animação e a boa disposição características da Ana Colaço e do Rodrigo Gomes, e a melhor forma de festejar os 71 anos da Força Aérea Portuguesa!