Festival Cortiçada Art Fest - EEA Grants Wood Edition é um festival gratuito, destinado a estudantes de arquitetura, com workshops de construção em madeira, oficinas com a comunidade, 2ª Creative Talk e experiências criativas na natureza, actividades orientadas pelos arquitectos Sami Rintala , Camilo Rebelo e a equipa da MAG.

De 28 setembro a 01 de Outubro 2023, o festival , vai juntar na vila de Mação estudantes de Arquitetura, arquitetos, carpinteiros, fornecedores de madeira, políticos e cidadãos para refletir sobre o futuro da exploração da floresta em Portugal.


Durante 4 dias de festival destaca-se o workshop de construção em madeira, orientado pelo arquiteto norueguês Sami Rintala. Uma oportunidade única para os estudantes aprenderem técnicas de construção em madeira enquanto constroem o primeiro equipamento do Museu Experimenta Paisagem. Com base na proposta vencedora dos alunos da ESAD, FAUP e ISCTE ao concurso Natural is the New Normal, os jovens vão criar um abrigo temporário e itinerante para as atividades do Museu no território do centro de Portugal.

Sami Rintala (Helsínquia, 1969) vai coordenar o workshop “My Forest is my Home” no festival. Membro fundador do escritório norueguês Rintala Eggertsson Architects, no seu trabalho explora as relações entre as propriedades físicas, psíquicas e poéticas dos sítios. Rintala já coordenou workshops de projeto e construção tanto na Noruega como em Londres, Viena, Virginia, Eslovénia. Os seus métodos de ensino in loco, à escala 1:1 de autoconstrução, privilegiam o contacto direto com o território, desafiando os alunos a criar a partir da Natureza.


Dia 1 de outubro, convidamos todos a participar na 2ª Creative Talk (presencial em Mação ou digital via streaming) onde se irá refletir sobre o que foi e poderá ser a exploração da floresta com os oradores convidados: arquiteto Sami Rintala, arquiteto Camilo Rebelo (autor museu Foz Côa), António Louro (vice-presidente Mação), Isidro Ribeiro (diretor Aji Madeiras) e Aurora Carapinha (paisagista). Dia 1 junta-te à comunidade de Mação, que estará a festejar o dia do idoso, aos jovens participantes do festival e aos estudantes de arquitetura de Coimbra e Milão que vão terminar a semana de pesquisa nas aldeias e vilas do Museu Experimenta Paisagem (2º evento em Portugal do projecto Europeu Landscape Together), e vem assistir à #2 Creative Talk!

Festival promovido por MAG - Marques de Aguiar com o apoio do município de Mação, granorte e ajimadeiras.

O festival está integrado na Iniciativa Bilateral “Experiment Land Stage” financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais do EEA Grants.


O transporte desde Coimbra (ida e volta) e a alimentação nos dias do festival para os jovens participantes são assegurados pela organização, por isso só têm de se preocupar em aproveitar ao máximo esta experiência de autoconstrução e envolvimento com a comunidade de Mação!

Formulário para inscrição.