Quando está muito calor, fechamos as janelas, durante o dia e abrimo-las, durante a noite. "Achamos" que, se está calor, ele não deve entrar para dentro de casa e, por isso, deixamos as janelas fechadas e, à noite, com menos calor do lado de fora, aí, então, podemos abri-las.


Estamos a fazer o correto? Eis o que dizem os especialistas.


Em espaços onde há ar condicionado, as janelas devem estar sempre fechadas.


Agora, sem ar condicionado, o calor espalha-se com uma imensa facilidade, dizem os especialistas. Por isso, se abrires as janelas nos momentos de calor, o ar quente vai invadir o espaço interior e o calor vai aumentar dentro de casa.

O perito em controlo climático, Gerard Doornheim, de acordo com a menshealth, diz que baixar as persianas – quando estas existem – pode ajudar. Acrescenta ainda que as casas, prédios, escritórios, enfim, todos os espaços que não têm ar condicionado, devem manter as janelas fechadas, durante o período de maior calor.


Portanto, segundo os especialistas, devemos manter as janelas fechadas e as persianas baixas, durante o dia, e quando a temperatura baixa, à noite, aí então devemos abrir as janelas, para que o ar mais fresco circule pela casa, ou pelo espaço em questão.

No trabalho, ou no escritório, abrir janelas à noite pode ser um problema. Ainda assim, quando não há ar condicionado, é este procedimento que se deve seguir, diz Gerard Doornheim.