Os cães vão à rua fazer as suas necessidades e os donos têm de as limpar. Nesta cidade francesa, como isto nem sempre acontece, a autarquia resolveu tomar medidas.


O objetivo é multar os donos que permitem que as ruas do centro da cidade francesa de Béziers fiquem cheias de fezes de cães que é o que acontece atualmente, segundo as autoridades.

São “encontradas mais de mil fezes por mês nas ruas do centro”, tal como avança o Público, de acordo com o Presidente da Câmara, Robert Ménard, que ainda afirma “Temos de punir as pessoas para que se comportem melhor”.


A medida que se pretende implementar compreende um teste à saliva dos cães e um passaporte genético. Desta forma, é possível descobrir quem são os donos dos animais e, assim, conseguir multá-los. Quem passear o cão sem passaporte, paga uma multa e os donos dos animais, cujas fezes forem encontradas nas ruas, pagam também uma multa.


Diz ainda a autarquia que a medida visa os habitantes de Béziers e não os turistas, ainda assim todos – habitantes e turistas – já são obrigados, por lei (à semelhança de muitos outros países), a limpar os dejetos dos seus cães, na rua.