Apesar de haver a perceção de que Budapeste é a cidade mais “desejada” pelos estudantes – pela famosa animação noturna e também pelo preço da cerveja – é certo que, na Europa, é uma cidade portuguesa que lidera o ranking da cidade mais barata para estudantes.
Aparecem várias outras cidades neste Top 10 (Budapeste também), mas é uma portuguesa que está em número 1 no que respeita ao valor da renda para quem estuda. Quem o diz é um estudo da Best City International Studantes 2023”, publicado na movingtospain, citado pela zap.aeiou.
O critério é o valor da renda dos quartos para os estudantes e também – como se imagina, com facilidade - o preço da cerveja que é, segundo este estudo, igualmente dos mais baratos da Europa.
Em 2º lugar está Varna, na Bulgária
Em 3º, Ilmenau, na Alemanha
Em 4º, Dabrowa Górnicz, na Polónia
Em 5º, Iaşi, na Roménia
Em 6º, Riga, na Letónia
Em 7º, Cluj-Napoca, na Roménia.
Em 8º, Budapeste, na Hungria.
Em 9º, Aachen na Alemanha
Em 10, Logroño, em Espanha.
Ainda que, de acordo com o cruzamento de vários dados, como podes ver no estudo publicado na movingtospain, a cidade mais desejada pelos estudantes seja Dublin, a mais barata - quanto ao preço dos alojamentos para estudantes - é Bragança, em Portugal e está, por isso, em 1º lugar!