Foram oito dias recheados de música, animação, entuasiasmo, convívio, energia e dança! As Festas do Mar contaram com oito dias de grandes concertos de vários artistas portugueses, que levaram centenas de pessoas à Baía de Cascais.


Tudo aconteceu no palco mais próximo do Atlântico e a RFM, como não podia deixar de ser, foi a rádio oficial e esteve lá para te mostrar tudo!


3 de setembro


O último dia das Festas do Mar só poderia terminar com um grande e apoteótico concerto da Orquestra Sinfónica de Cascais!


Dezenas de músicos e instrumentos foram conjugados pela maestria de Nikolay Lalov, que levou ao palco só grandes músicas que os portugueses sabem de cor e salteado.


Trataram-se dos melhores temas das últimas edições das Festas do Mar, em que se incluíram, por exemplo, "Nasci para a Música", de José Cid, "Homem do Leme", dos Xutos e Pontapés", "Jardins Proibidos", de Paulo Gonzo, entre muitos outros.


Igualmente em palco, esteve António Mendes, da RFM, que apresentou as músicas ao lado do maestro da noite.


As Festas do Mar encerraram com um grande e já habitual espetáculo de fogo de artíficio. Centenas de pessoas disseram "até para o ano" ao festival que acontece no palco mais próximo do Atlântico!



2 de setembro


"E Agora?" O que faz o público das Festas do Mar, depois de um concerto memorável na Baía de Cascais?


O artista levou o flamenco, o pop e a tradição para cima do palco, onde encantou com o seu álbum "Raízes". Os êxitos "Gosto de Ti", "Pégate a Mi", "Dime Porquê", entre muitos outros, fizeram parte da setlist e levaram o público à loucura.


Depois do concerto, Nininho Vaz Maia esteve à conversa com a Joana Cruz e o Daniel Fontoura, da RFM, a quem contou que, antes de vir até Cascais, recebeu um convite muito especial de Pedro Abrunhosa e decidiu fazer-lhe um também.


 


1 de setembro


A Baía de Cascais não ficou indiferente à enorme voz e ao concerto de Mariza!


A fadista tocou no coração do público, naquela que foi a noite do já conhecido "Fado à Janela", que antecedeu o seu concerto.


Não faltaram, claro, os seus maiores êxitos, como "Ó Gente da Minha Terra", "Quem Me Dera", "Chuva" e "Maria Joana" - cantados a uma só voz por todos.


Foi um concerto a não esquecer até para a própria Mariza, que, depois da sua atuação, falou com a Joana Cruz e o Daniel Fontoura, a quem contou que não estava à espera de ser surpreendida pelo público.


 


31 de agosto


O segundo fim de semana das Festas do Mar arrancou com um concerto memorável!


Um dos nomes incontornáveis da música portuguesa, Fernando Cunha, escolheu a Baía de Cascais para assinalar os seus 60 anos de idade e os 40 de carreira.


Em palco, contou com vários amigos e nomes igualmente conhecidos do mundo da música, como foi o caso de Miguel Ângelo (Delfins e Resistência); Olavo Bilac (Santos e Pecadores e Resistência); Pedro Oliveira (Sétima Legião); Paulo Costa (Ritual Tejo e Ar de Rock); Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar e LX90); Teresa Salgueiro (Madredeus); Tim (Xutos e Pontapés e Resistência); Tozé Brito; Tozé Santos (Perfume), entre muitos outros.


Foram só grandes músicas cantadas e repetidas, a uma só voz, pelo público deste quinto dia de Festas do Mar. Mais de 50 artistas estiveram em cima do palco, que abrilhantaram mais de três horas de concerto.


Nas palavras de Fernando Cunha, foi "uma noite inesquecível!


 


Antes deste grande concerto, Fernando Cunha falou com a Ana Colaço, da RFM, a quem contou de onde veio a ideia de convidar tantas pessoas para as suas duas "festas de aniversário"!


 


Dia 27 de agosto


O quarto dia das Festas do Mar, em Cascais, acabou com chave de ouro, numa verdadeira viagem no tempo. A Baía de Cascais encheu-se de fãs dos Excesso que começaram a chegar por volta das duas da tarde - é importante frisar que o concerto só começava às 22h.


A Jéssica Mendes, da RFM, andou em reportagem e falou com uma fã, que estava na front line, e que tinha estado no dia anterior, nos Açores, a ver um concerto dos Excesso.


E mais! A RFM quis saber o que é que nunca é em excesso para o público e o resultado está no seguinte vídeo.


 


Dia 26 de agosto


Neste terceiro dia de Festas do Mar, a festa fez-se de novo e em grande!


A Baía de Cascais encheu-se para ouvir Mariana Dalot, que lançou ao público o desafio de escolher se ela devia ou não lançar o seu novo single. Cantou e a decisão ficou do lado do público.


Mais tarde, falou com a RFM e a resposta foi um grande SIM.


 


Já Diogo Piçarra deu um concerto que pôs o público aos saltos e aos gritos. Mas enganas-te se achas que foi sempre assim! Também houve momentos mais profundos e que puxaram à lágrima.



Dizem os entendidos que, para ter sorte no casamento, se deve levar uma coisa nova, uma coisa emprestada, uma coisa azul e, há quem vá mais longe, e diga também uma coisa roubada.


A RFM não quis que falte nada a Diogo Piçarra, que está a dias de subir ao altar com Mel Jordão, - é já no dia 3 de setembro - e decidiu optar pela coisa azul.


O que é que não pode faltar mesmo no dia do casamento? Meias azuis.


Diogo Piçarra ficou surpreendido, mas antes a Jéssica Mendes pregou-lhe uma partida e disse-lhe que tinha roubado uma coisa numa loja.


Tens de ver o vídeo!


 


Dia 25 de agosto


O começo desta grande noite ficou a cabo de Milhanas, que colocou toda a gente boquiaberta com a sua voz e canções, inclusive o Paulo Fragoso, da RFM, e a Jéssica Mendes, que tiveram a oportunidade de falar com ela, depois do concerto, no estúdio da RFM.


 


Ainda faltam uns meses para acabar o ano, mas para Miguel Araújo podia terminar já porque deu, segundo disse à RFM, o melhor concerto do ano.


Viveram-se grandes emoções, neste segundo dia das Festas do Mar, em Cascais.


Miguel Araújo conseguiu pôr o público a cantar todas as músicas do princípio ao fim - as legendas também ajudavam, é certo -, mas canções como "Anda Comigo Ver Os Aviões" não precisavam de qualquer cábula.


O momento alto da noite foi quando subiram ao palco os tios de Miguel Araújo que tiveram uma banda de rock e foram uma grande influência na carreira do cantor. Juntos cantaram e ainda dançaram.


Se já viste um concerto do Miguel Araújo sabes como são sempre as despedidas. O cantor apresenta cada elemento da banda e depois eles dançam ao som de "Talvez se eu Dançasse".



Dia 24 de agosto


O primeiro dia de Festas do Mar, em Cascais, não podia ter começado da melhor forma. Matay aqueceu o público com a sua voz incrível, num concerto que deu para dançar, cantar e tudo com a melhor luz de sempre: a do pôr-do-sol.


O público aproveitou como ninguém e ainda eram muitas as pessoas que estavam na praia a dar uns mergulhos. O ambiente era de festa e de verdadeiro convívio.


Eram vários os amigos e famílias reunidas e a RFM esteve lá a partir das 20h para uma emissão muito especial com o Paulo Fragoso e a Jéssica Mendes.



Ao longo da noite, a Jéssica Mendes falou com pessoas do público, como Carlos Gomes, que tem uma roulotte de farturas e que já vai ás Festas do Mar há mais de 20 anos, e também com Pedro Abrunhosa que deu um grande espetáculo de mais de duas horas, numa verdadeira viagem ao passado.


Pedro Abrunhosa cantou clássicos como "Tudo O Que Eu Te Dou", "Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar", "Para Os Braços Da Minha Mãe", "Eu Não Sei Quem Te Perdeu" e muitos outros.


A Baía de Cascais estava cheia e viveram-se ali muitas emoções, desde alegria, euforia e emoção. Pedro Abrunhosa prometeu à RFM e cumpriu. Ele disse que os seus concertos têm sempre uma carga física e de emoção grandes e assim foi!


 


As Festas do Mar, este ano, aconteceram de 24 a 27 de agosto e de 31 de agosto a 3 de setembro. Todos os caminhos foram dar, nestes dois fins de semana, até à Baía de Cascais!


Com entrada livre, as Festas do Mar esperaram por todos aqueles que quiseram cantar, vibrar, dançar ao som de boa música portuguesa no palco mais próximo do Atlântico.


Pelo segundo ano consecutivo, tal foi o sucesso, estas já conhecidas festas prolongaram-se até setembro, dividiram-se em dois fins de semana e terminaram, claro, com um concerto da Orquestra Sinfónica de Cascais, que levou a palco o "Best of Festas do Mar", e com o fogo de artificio como cereja no topo do bolo.


A par de todas estas novidades, o cartaz foi, mais uma vez, cheio de artistas portugueses que tu tão bem conheces!



A abertura do palco principal foi sempre realizada por artistas e bandas com ligação a Cascais, uma oportunidade única para mostrar o talento local no palco mais famoso do concelho.


Colocado junto à Praia dos Pescadores, o palco "Sagres" esteve posicionado junto à Cidadela de Cascais, onde foi possível ouvir nomes como Inês Marques Lucas, Inqubadora, Manteau, Mónica Teotónio, entre outros.


Para compor a festa da cultura local, a gastronomia e o artesanato também tiveram lugar de destaque nos vários espaços entre a Cidadela e o Jardim Visconde da Luz.


Além da música portuguesa, esta é também uma festa de família. E, por isso, os mais pequenos tiveram também os seus “Momentos Infantis”, que contaram com a presença de vários desenhos animados.


A animação esteve assim garantida para todos! A tua rádio esteve com uma equipa inteira que te mostrou, tanto em direto como nas redes sociais, o ambiente e a energia que se sentiram nas Festas do Mar.


Para o ano, há mais e com a RFM, claro!