Se tens um animal de estimação, sabes que as lambidelas são uma experiência que oscilam entre o adorável, "blhéc, não gosto" e o "espera, isto é seguro?". E é sobre esta última questão, que mais surgem dúvidas. Será mesmo seguro lambidelas de animais? Depende.

A médica veterinária Daniela Moreira explica à CNN Portugal que existem situações em que uma lambidela pode ser tudo menos segura. Se estiveres que o teu sistema imunitário baixo, é melhor evitar, principalmente na boca e no nariz, as "vias mais comuns de infeção". Por exemplo, uma pessoa que esteja a fazer quimioterapia tem o sistema imunitário debilitado e, nestes casos, a exposição a bactérias que o animal possa transportar aumenta o risco de contração de doenças.

Se os animais estiverem doentes, também se deve evitar qualquer "gesto de proximidade".


Fora estes casos, as lambidelas de animais não são perigosas e até se recomendam. Nuno Paixão, também veterinário, diz à CNN Portugal que, desde que os animais de estimação sigam algumas regras básicas de higiene, não há qualquer motivo para alarme. Os dois especialistas garantem que o convívio entre crianças e animais é benéfico para o reforço do sistema imunitário humano.



Agora, já sabes em que situações é que podes aceitar um cumprimento do teu animal de estimação sem ter que ficar preocupado.