O comportamento das crianças e dos adolescentes, na escola, é um assunto recorrente. Uns portam-se mal muitas vezes, outros raras vezes, e alguns nunca.

É normal e faz parte. Também é frequente, as crianças ou os adolescentes poderem ter comportamentos, nas escolas, diferentes daqueles que têm em casa. Os pais são chamados às reuniões e quantas vezes se surpreendem com o comportamento que lhes reportam dos filhos.

A “culpa” é sempre de alguma coisa. Também sabemos. E desta vez, diz um estudo, a culpa do mau comportamento dos alunos é da vista que têm das janelas das suas salas de aula.



As salas que têm vista para árvores têm, diz a pesquisa, alunos mais bem comportados do que aquelas que têm outro tipo de vista.

O dito estudo foi publicado na International Journal of Environmental Research and Public Health e diz que ver árvores da janela, durante as aulas, afeta de forma positiva as crianças ao ponto de lhes influenciar o comportamento. Diz o estudo que “os alunos em salas de aula com vista para árvores exibiram menos comportamentos de externalização, como desafio e agressão.”

A ansiedade, a agressão e a depressão já têm sido associados, desde há muito, à permanência em espaços onde a natureza não abunda ou pouco existe, avança a mesma pesquisa que estudou alunos dos dois primeiros anos de três escolas no Michigan, nos EUA, e que prova que os alunos que veem árvores ou têm vista para uma natureza abundante exibem menos problemas de comportamento.