Quase todas as cozinhas têm um micro-ondas. Até as famílias que não o usam muito, têm-no.

Aquela “caixa” - de muita ou pouca utilização - está na cozinha e ainda ocupa um espaço considerável, sobretudo em cozinhas pequenas. Portanto, é normal que a parte de cima deste eletrodoméstico se torne apetecível para colocar coisas. É, afinal, mais uma superfície onde se podem pousar objetos, embalagens ou mesmo aquilo que já não tem lugar em mais nenhuma área na cozinha.


Pois bem, não é recomendável pôr objetos ou comida em cima do micro-ondas, quem o diz é o site Informe Brasil. Por um lado, porque as grelhas do micro-ondas não devem estar tapadas e, por outro, porque o micro-ondas dá a “sensação” de mais uma prateleira, na cozinha, e, na verdade, é um eletrodoméstico, em cima do qual – como acontece com os restantes equipamentos de menor dimensão – não devemos pôr nada.




Assim, avança o site, não devemos pôr, sobre o micro-ondas, objetos que se podem partir com facilidade, de vidro, porcelana ou semelhantes. Tê-los em cima do micro-ondas significa que sempre que se abre e se fecha a porta deste, os objetos podem cair, partir-se, entornar, sujar, causar danos ou magoar alguém.

Do mesmo modo, não devemos colocar comida em cima. Para além de, mais uma vez, poder tapar as grelhas do micro-ondas, o recipiente com comida – crua ou cozinhada, tapado ou aberto – pode cair, escorregar, transbordar, com a abertura, o fecho e o funcionamento do micro-ondas.

Por fim, não é aconselhável colocar outros eletrodomésticos em cima deste eletrodoméstico. Tal como com outros objetos, estes podem também cair, com o manuseamento do micro-ondas, e podem ser demasiado pesados ou grandes para estarem em cima deste. Com o tempo podem mesmo danificar o micro-ondas.

Portanto, o ideal é não pores nada em cima do teu micro-ondas, mesmo que não o uses assim tantas vezes.

Se repararmos, muitas casas - as mais recentes - têm o micro-ondas colocado na estrutura de um armário da cozinha, tal como está também o forno.