Conhecida como a mais recente Miss Portugal, Marina Machete tem dado que falar nos últimos tempos. Foi a primeira mulher transgénero a ser coroada com este título e acabou por fazer história no concurso Miss Universo.


Conquistou um lugar no top 20 e quebrou estigmas e preconceitos. No entanto, muito se falou e se disse sobre o facto de uma mulher que mudou de género, tendo nascido um homem e agora ser uma mulher, ter sido distinguida como Miss Portugal.


A polémica foi tal que chegou mesmo a ser tema de conversa do "Jornal Nacional", na TVI. No espaço de comentário de Miguel Sousa Tavares, o próprio criticou a beleza de Marina Machete, dizendo que não é uma mulher bonita e que é apenas o resultado de "várias cirurgias plásticas e medicina molecular".


E perguntou a José Alberto Carvalho se ele casava com esta mulher. "Não me comprometas", afirmou o pivô da TVI entre risos, acrescentando: "Não, de todo, de todo. E tu também não!". "De maneira nenhuma", respondeu, prontamente, Miguel Sousa Tavares.


Estes comentários geraram uma enorme polémica, com várias figuras públicas (e não só!) a considerarem que se tratava de transfobia.



O burburinho que se gerou fez com que o jornalista José Alberto Carvalho pedisse desculpa. Aconteceu no "Jornal Nacional", onde se desculpou pela "atitude irrefletida".


"Uma atitude irrefletida que cometi na quinta-feira passada, na última vez que estive neste estúdio, abalou, para algumas pessoas, essa relação de uma forma que não pretendi, que não defendo e que não corresponde ao que sou. Por uma razão importante, estava em causa uma pessoa. Chama-se Marina Machete, a vencedora do concurso Miss Portugal. O sofrimento ou a mágoa de qualquer pessoa deve ser evitado em todas as circunstâncias. Penalizo-me e peço desculpa se algum comportamento meu, ainda que não intencional, possa ter contribuído para isso em relação a ela, à sua família e aos seus amigos. Não o sinto e não o desejo".


Já fora do concurso Miss Universo, Marina Machete esteve, esta terça-feira, à conversa com Júlia Pinheiro, na SIC.


A apresentadora perguntou "quando (...) a sua história [foi] levada para a mesa de um telejornal e é comentada daquela forma sentiu o quê?" A modelo respondeu que ficou "desiludida, acima de tudo, esperava mais (...) daqueles dois homens”.


"Mas acho que é um passo positivo para saber que ainda há muito por fazer. E obrigado por me receberem aqui estou a sentir-me em casa", disse Marina Machete, aproveitando para agradecer o convite para estar no programa "Júlia".


(Imagens: Reprodução de vídeo)