Todos usamos emojis. Faz parte da atual “escrita” nas mensagens, nas publicações, nas reações às publicações. E os equipamentos facilitam muito, porque escrevemos uma palavra e logo aparece um emoji, caso queiramos substituir o que escrevemos pelo desenho sugerido.

Há mesmo quem tenha o passatempo de adivinhar nomes de músicas, títulos de filmes e séries ou de livros a partir de sequências de emojis.

É, igualmente, verdade que, perante tantos emojis, usamos mais uns do que outros, gostamos mais de uns do que de outros e, possivelmente, até temos um grupo de emojis favoritos e outros que nem pensamos usar sequer alguma vez na vida. Também conhecemos aquela tarefa hercúlea de andar a percorrer dezenas e dezenas de emojis, no telemóvel ou no computador, para encontrar aquele emoji específico para aquela frase e levamos um tempo imenso a encontrar.

Neste universo de emojis, surgiu uma petição. Este pedido veio de um rapaz inglês de apenas 10 anos que solicita a Apple a alterar este emoji:




O emoji comumente chamado “nerd” levou Teddy a criar uma petição online no sentido de a Apple o modificar porque, no seu entender, é “ofensivo e insultante”, tal como avança a CNN Brasil.

Para Teddy, tal como disse à BBC, o emoji devia ter um “sorriso discreto, sem dentes de fora e com óculos mais finos” para ser um emoji de “génio” e não de “nerd”.

Tudo começou quando Teddy desabafou com uma das suas professoras que, depois, o ajudou a fazer a petição online. Ainda à BBC, Teddy revelou “deixa-me triste e chateado e, se eu acho que é ofensivo, milhares de pessoas em todo o mundo também devem achar.” Teddy gosta de usar óculos e acha que o fazem mais “bonito e estiloso”, contou à BBC, “para além de ver muito melhor”.


Teddy confessou também que ficaria super feliz e seria mesmo incrível se a Apple alterasse o emoji.