RFM e Comité Olímpico de Portugal apresentam: GLÓRIA - EQUIPA PORTUGAL PARIS 2024.

Se vibras com o esforço e as vitórias do Fernando Pimenta, com os saltos da Patrícia Mamona e do Pedro Pichardo, se te emocionaste com o Jorge Fonseca no tatami, se queres conhecer os atletas que nos vão representar nos Jogos Olímpicos...
ESTE PODCAST É PARA TI!

Está a nascer um novo campeão nacional, o podcast GLÓRIA que te dá a conhecer os melhores atletas portugueses que estão apurados para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A RFM é a rádio oficial da Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos e junta-se ao Comité Olímpico de Portugal com o Podcast GLÓRIA dedicado aos atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste podcast vamos dar a conhecer o percurso dos atletas no desporto, abordando várias vertentes - desde os treinos à música que ouvem para se prepararem e motivarem - com o objetivo de aproximar o público da Equipa Portugal e de todos os desportos que vão estar representados, para que, durante os Jogos Olímpicos, tenhamos todos os portugueses a vibrar com a participação portuguesa.

A Inês Andrade vai receber os atletas olímpicos que vão representar Portugal na maior competição desportiva do planeta!

Para que o coração de todos os portugueses bata em uníssono pela EQUIPA PORTUGAL PARIS 2024.


A Repsol apoia os atletas federados com descontos e vantagens exclusivas na utilização da App Repsol Move


Telma Monteiro, começou a praticar judo com 14 anos porque a irmã incentivou, Ana Monteiro, que já praticava judo.

Estreou-se nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, com 18 anos.
Está neste momento em preparação para os seus quintos Jogos Olímpicos em Paris!
 

Yolanda Sequeira é atleta olímpica de surf da edição Tóquio 2020 onde ficou no 5º lugar e já está apurada para os seus segundos Jogos Olímpicos em Paris 2024

Começou a praticar a modalidade aos 8 anos e já conquistou grandes títulos!
 

Ana Cabecinha usou o atletismo como fisioterapia para recuperar a mobilidade da perna. E continuou a praticar atletismo. A modalidade que já a levou 4 vezes nos Jogos Olímpicos (2008, 2012, 2016, 2020) e já tem marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Pedro Buaró é atleta de salto com vara. Começou a praticar atletismo com 8 anos de idade. Terminou o 12º ano e está a dedicar-se a 100% ao atletismo, depois de ter recebido uma proposta do Sport Lisboa e Benfica e se ter mudado da Madeira para Lisboa.

É uma promessa para estes jogos olímpicos!
 

A Camila Rebelo é atleta de natação, já está Qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, na distância de 200 metros costas. Começou a nadar aos 2 anos.Começou a competir com 8 anos. E está no 3º ano de Medicina.

 

Gabriel Lopes é Atleta de natação e começou a nadar muito novo por motivos de saúde. Em 2014 com 16 anos, fez a sua primeira prova internacional garantindo daí para a frente a presença em todas as competições internacionais. É campeão nacional em várias provas e recordista nacional.

 

Vitória Oliveira é atleta de marcha. Em 2020 foi Campeã Nacional nos 35 km marcha. Em 2023 foi Campeã de Portugal nos 3mil metros em pista coberta como atleta individual. Em Fevereiro de 2024, foi Campeã de Portugal na corrida de 15km marcha. Superação é a sua palavra de ordem.

 

Angélica André é nadadora de águas abertas. Conquistou a primeira medalha de sempre de Portugal em águas abertas nos Mundiais na distância de 10km, que lhe valeu a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Começou a nadar aos 3 e a competir aos 8 anos.

 


Fatoumata Diallo nasceu na Guiné. Começou a praticar atletismo quando veio para Portugal, através do desporto escolar. Hoje representa o Sport Lisboa e Benfica e a sua especialidade são os 400 metros barreiras.

O resultado mais marcante foi no Campeonato de Europa de Equipas, quando fez a marca de 55 segundos nos 400m barreiras. Em 2019 mudou-se para França (continuando e representar o SLB em Portugal).


Ep. 19 | GLÓRIA - Fatoumata Diallo


Teresa Bonvalot é uma das maiores referências do surf nacional.

Iniciou-se no bodyboard mas aos 9 anos já se punha em pé numa prancha e nunca mais ninguém a parou no mundo do surf.

Começou a competir na Liga Nacional de Surf em 2012, com 13 anos, onde ficou no 7º lugar. Já somou muitos títulos e hoje é tricampeã nacional de surf


Ep. 18 | GLÓRIA - Teresa Bonvalot


Ana Filipa da Silva Martins, natural do porto, em 2016 conseguiu a melhor classificação de sempre na ginástica artística portuguesa, nos Jogos Olímpicos do rio de janeiro. Participou também em várias competições internacionais de prestígio, incluindo Taças do Mundo, Campeonatos Europeus, Campeonatos do Mundo e sempre com grandes resultados.


Ep. 17 | GLÓRIA - Filipa Martins


Lorene Bazolo é de origem congolesa. Tem 40 anos e só começou a competir aos 24 anos. Mostrou logo grandes resultados e estreou-se nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Em 2013 mudou-se para Portugal , onde obteve asilo político e onde está até hoje a representar a nossa bandeira.


Ep.16 | GLÓRIA Lorene Bazolo

Maria Martins qualificou pela primeira vez o ciclismo de pista português para os Jogos Olímpicos. Já esteve várias vezes no pódio em competições mundiais e europeias.A maria é uma atleta muito completa, Para além de competir em pista, também é atleta de ciclismo de estrada.

 

Bárbara Timo é judoca. Ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Judo de 2019. Competiu na prova até 70 kg feminino nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Também ganhou uma medalha de ouro no Grande Prémio de Portugal de 2023.

 

Duarte Seabra começou por praticar a disciplina de concurso completo (cross, dressage, saltos) onde fez o seu primeiro campeonato da Europa e do Mundo. Aos 29 anos mudou para os saltos de obstáculos até hoje. E é nesta modalidade que irá representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024

 
Cátia Azevedo começou aos 12 anos no Atletismo. Fez várias participações nos Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e múltiplas Competições Internacionais.

Terminou o curso de enfermagem e neste momento tenta conciliar o trabalho com o atletismo.

 
Maria Caetano é cavaleira portuguesa, nasceu em Monforte, no Alentejo. Foi criada numa família ligada ao Campo, à criação de cavalos e à equitação. Desde muito cedo percebeu qual era a sua grande paixão.

Rapidamente tornou-se Cavaleira Federada com títulos nacionais, da Europa e do mundo.

 

Neste episódio conhecemos melhor a Rochele Nunes que antes do judo praticou, Ballet, Andebol, Futsal, Atletismo e Basquetebol. Hoje é a judoca na categoria +78kgs e compete com as cores nacionais. Já passou pelos Mundiais de Tóquio 2019, Budapeste 2021 entre muitos outros campeonatos onde se destaca no pódio.

 

Guilherme Ribeiro é surfista profissional. Começou a fazer surf aos 3 anos. Aos 8 anos começou a competir e ganhou vários títulos nacionais e europeus! Foi aos 18 anos que iniciou a carreira sénior, onde já conquistou o Título de campeão nacional open e também Europeu.

 

Samuel Barata aos 12 anos troca o futsal pelo atletismo. Começou na Covilhã e aos 18 anos muda-se para Lisboa para treinar no Benfica. Está a terminar o mestrado em Química na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. E já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Paris 24.

 


O Diogo Costa é atleta de alta competição na modalidade de vela e tinha como dupla de embarcação o seu irmão Pedro. Estiveram nos Jogos Olímpicos 2020 em Tóquio ficando em 15º lugar. Há 2 anos que Diogo e Carolina João são parceiros de embarcação e estão apurados para os Jogos Olímpicos Paris 2024.


EP7 Glória: Diogo Costa


A Carolina é estudante de engenharia química e atleta de alta competição na modalidade de vela. Já foi 5 vezes campeã nacional. Já participou nos Jogos Olímpicos 2020 em Tóquio e agora está novamente apurada para nos representar nos Jogos Olímpicos 2024 em Paris.


 


Desta vez o Glória é com Pedro Pablo Pichardo que já estava na história do atletismo por ser um dos únicos 5 triplistas que conseguiram ultrapassar a marca dos 18 metros em competição. Mas agora está na história olímpica portuguesa ao ser o 5º campeão olímpico de Portugal.


 


Eduardo Marques é atleta de alta competição.Desde pequenino que experimentou várias modalidades e só aos 9 anos é que optou pela vela, até aos dias de hoje.Tem como melhores resultados dois top 15, alcançados no Campeonato do Mundo no México e outro no World Cup em França.


 


Isaac Nader tem 24 anos e nasceu em Faro em 1999. É atleta de meio-fundo. Conquistou o mundo na modalidade atletismo, tem a 7ª melhor marca de Portugal de sempre. Foi finalista no seu segundo Campeonato do Mundo, e já obteve a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024


 


Neste segundo episódio, conhecemos o Diogo Ribeiro, nasceu em Coimbra em 2004.

Está integrado no centro de alto rendimento do Jamor e representa o SLBenfica.

É recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, título alcançado nos Campeonatos do Mundo de Juniores de 2022, em Lima, no Peru. Nesse ano, foi também bronze no campeonato de Europa de Absolutos de piscina longa, em Itália.

Em 2023 fez história ao ser o primeiro nadador português medalhado (2º lugar) nos Campeonatos do Mundo de absolutos, de piscina longa, igualmente na distância de 50 metros mariposa.

É também recordista nacional e campeão nacional em diversas provas.


 


O primeiro atleta do podcast é Miguel Nascimento é nadador e recordista nacional nas provas de 200 e 50m livres e campeão nacional. Foi prata nos Jogos Mediterrâneos em 2022 e 7º no Campeonato do Mundo. Vive em busca da “repetição perfeita”. A família é a coisa mais importante do mundo. E podes conhecê-lo melhor no "Glória"


Ep1 Glória: Miguel Nascimento