O quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa, não tem descanso! Foi alvo de um novo ataque de ativistas. Felizmente, e tendo em conta a quantidade de vezes que já aconteceu no passado, e pode vir a acontecer no futuro, o quadro está protegido por vidros, para evitar ser danificado.
Desta vez, duas ativistas ambientais ousaram lançar uma sopa de tomate contra o quadro da Mona Lisa, no Louvre, em Paris. O motivo? Nada menos do que a promoção do "direito a uma alimentação saudável e sustentável". "O que é mais importante? Arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável? O nosso sistema agrícola está doente!", gritaram no momento.
Esta não é a primeira vez que isto acontece.
Em maio de 2022, um ativista atirou um bolo com creme também em protesto contra as alterações climáticas. Se esta é a melhor forma de protestar, é a questão de milhões. A verdade é que a vandalizar espaços ou obras de arte, e a desperdiçar comida, a mensagem acaba por se perder e estes protestos acabam sempre por ser alvo de críticas.
Por exemplo, no X, antigo Twitter, são várias as reações a este tipo de protesto. "Agora que as vi a atirar sopa na Mona Lisa, vou levar as causas delas muito mais a sério", disse ironicamente uma utilizadora, enquanto outro questiona: "Porque é que não atiram antes sopa às pessoas que estão a prejudicar ativamente o clima, em vez de o fazerem numa obra de arte?".
(Imagem: Reuters)