"Anatomia de Uma Queda" chegou aos cinemas como um vendaval, não só pela sua narrativa intrigante, mas também pelos temas que aborda e pela forma como está feito. A realizadora Justine Triet conseguiu reunir da melhor forma vários elementos que tornam um filme muito bom: história, ação, personagens intrigantes e uma realização que te faz suster a respiração em certos momentos.


Se dúvidas houvesse, as nomeações do filme para os Óscares deste ano falam por si. "Anatomia de Uma Queda" está nomeado na categoria de Melhor Filme, Melhor Atriz Principal, Melhor Guião e Melhor Edição.


E as surpresas não ficam por aqui. No elenco, consta o nome de um ator lusodescendente: Milo Machado-Graner, que faz de Daniel, um jovem cego, que é filho da protagonista, interpretada por Sandra Hüller.

No centro da trama, encontramos Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã bem-sucedida que vive nas majestosas montanhas dos Alpes Franceses com o marido (Samuel Theis) e o jovem Daniel (Milo Machado-Graner).

O filme desenrola-se a partir do momento trágico em que o pai de Daniel é encontrado morto na neve, desencadeando uma investigação policial que levanta dúvidas sobre se se trata de suicídio ou homicídio. A trama leva os espetadores por uma jornada psicológica intrigante, explorando as complexidades da relação entre Sandra e Samuel.

A atuação de Milo Machado-Graner, com apenas 15 anos, chama a atenção ao dar vida a um adolescente com deficiência visual. A preparação meticulosa do jovem ator, inspirando-se em membros da sua própria família, combinada com a direção exigente de Justine Triet, resultou numa performance envolvente e autêntica.



Milo Machado-Graner é filho de Susana Machado, artista plástica de Vila Nova de Famalicão, a viver em Paris, segundo o Diário de Notícias. O cinema foi um acaso feliz na vida do jovem. "Foi com muita sorte que comecei a fazer cinema. Foi uma senhora que me deu um papel na escola para ir a um casting e tive sorte", disse ao DN.


O futuro parece promissor. Milo Machado-Graner quer continuar a estudar e garante que quer ser ator. Depois de um grande filme como este no currículo, tem tudo para correr bem.


"Anatomia de Uma Queda" não é apenas um drama policial, é também uma reflexão sobre questões sociais, incluindo a homofobia, explorada através do escrutínio público da sexualidade da protagonista. A cineasta aborda esse tema delicado, ressaltando como a liberdade de se ser quem se é poder ser usada contra uma pessoa.