O podcast mais esperado por todos os pais chegou!

Os temas mais controversos e as maiores dúvidas dos pais sobre o sono dos seus filhos são esclarecidas ao longo dos vários episódios, com especialistas em sono pediátrico e pais exaustos e privados de sono.

Um podcast científico e sem filtros para toda a família. Com a enfermeira Joana Mendes Marques.


Atriz, encenadora e diretora de atores, com Formação de Atores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Fundadora, Professora e Coordenadora Pedagógica da Academia Mundo das Artes. Mãe da Simone de 3 anos.
Neste episódio falamos dos desafios enquanto pais e as consequências da privação de sono para o desempenho da profissão.

Fala da dificuldade no sono e da dificuldade que teve no uso da chucha.

 

A Inês Andrade é locutora da RFM. Mãe da Carminho (3) e do Francisco (1). A Inês fala-nos sobre a exaustão que viveu nos primeiros meses de vida da sua filha e o quanto se sentia "um fiasco em tudo, como mulher, profissional e mãe" devido à privação de sono.

 

Henrique Santos é educador de Infância, diretor pedagógico, docente na Escola Superior de Educação de Lisboa e Membro dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono. As sestas na Escola, a falta de formação dos profissionais e a diferença na promoção de sono nas escolas.

 


Assistente de bordo e piloto, pais da Caetana de 7 anos e do Salvador de 5, com um Tomás a chegar dentro de poucos dias. Neste episódio é dada a voz ao Pai João, em que nos fala da importante intervenção do Pai no processo de sono, da gestão entre o casal, angústias, emoções e como se apoiaram um ao outro nos maiores desafios de sono dos filhos. São partilhadas sugestões de organização entre o casal nas rotinas de sono, despertares noturnos e gestão de quem trabalha por turnos. Um episódio a não perder!



Ep.7 | Sono Trocado por Miúdos - Rita e João Glória

A Dra. Rosário Ferreira é médica pediatra. Fundadora e Responsável pelo Laboratório Pediátrico de Sono do Hospital Santa Maria. A partir de que idade é que o meu filho está preparado para ser autónomo no sono? Posso ou não dar colo ao meu filho para adormecer?’. Podes ouvir aqui as respostas!

Ep. 6 | SONO TROCADO POR MIÚDOS Dar colo para adormecer ou não?

Miriam Gonçalves, locutora da Renascença, mãe da Júlia de 5 e do João de 2. ‘Abre o jogo’ sobre o que é viver a dormir mal durante anos, as maiores angústias, estratégias para melhorar o sono dos filhos e aquilo que sentiu e que não queria ter sentido. Um Episódio sem filtros e de coração aberto!

 

A Dra. Mafalda Leitão é psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta. Coordena uma Consulta de Perturbações do Sono há cerca de 20 anos. E neste episódio responde às perguntas: Deixar o bebé a chorar? Ficar ao lado do bebé? Sair do quarto?

 

Neste quarto episódio a convidada é a Cleia Almeida é atriz. Mãe da Mafalda (9) e da Helena (5). Atualmente podem vê-la na novela Papel Principal da SIC e está quase a estrear-se como encenadora no Teatro Aberto, com a peça ‘Uma Vida no Teatro’.

A Cleia partilha como geriu o sono das suas filhas em casas diferentes depois da separação.
 

Neste 2º episódio, a convidada é a Dra Maria Serra Brandão, Psicóloga do Sono, Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Um episódio dedicado aos dois maiores temas da parentalidade, o Sono e a Amamentação. A Dra. Maria fala desta conjugação e como pode ser saudável ou catastrófica para a mãe. A intervenção do pai e a introdução do leite adaptado como possível solução, são também abordados neste episódio com várias recomendações para os pais.
 


O 1º episódio é sobre partilha de cama com o bebé... risco ou benefício?

Dra Helena Loureiro, médica Pediatra, Mestre em Ciências do Sono. Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e Responsável pelo Centro do Sono Pediátrico do mesmo Hospital. Acompanha crianças e jovens em consultas de sono há cerca de 13 anos.

Forte defensora da segurança dos bebés desde o nascimento, aborda neste episódio um tema muito discutido entre pais e profissionais de saúde... a partilha de cama. Analisa os riscos, esclarece as principais dúvidas e partilha recomendações para um sono seguro.



Ep 1 Partilha de cama com bebé