Não é novidade que muitas cidades portuguesas já cobram taxa turística. Esta aplica-se aos turistas, claro, mas também aos milhares de portugueses que viajam pelo país e que ficam hospedados em hotéis.

Até ao momento, as cidades portuguesas que cobram esta taxa são, por exemplo, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Póvoa do Varzim, Coimbra, Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Óbidos, Faro, Vila Real de Santo António, Figueira da Foz e Santa Cruz, tal como deu conta o jornal Eco.

A cobrança destas taxas é justificada "como uma forma de melhorar as infraestruturas dos municípios e promover o turismo", sendo que os valores variam entre um e três euros, por pessoa e por noite.

Em breve, esta mesma taxa vai chegar também ao arquipélago da Madeira, mais propriamente, a Porto Santo. Quer isto dizer que os madeirenses que viajem para essa ilha vão ter de pagar também taxa turística.

Por cada noite em que os madeirenses ficam nos hotéis e nos alojamentos locais, têm de pagar dois euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, Nuno Batista, falou com a RTP Madeira e disse que os madeirenses estão já habituados a pagar a taxa turística em outros locais de férias, uma vez "é já uma prática comum".

No entanto, nas redes sociais, nem todos os madeirenses se mostraram satisfeitos com esta notícia.

Nos comentários da notícia, choveram críticas, entre as quais, por exemplo, "Eu já não ia lá, agora muito menos", "Somos estrangeiros na nossa região", "Está tudo louco", "Uma vergonha".



Houve também espaço para pessoas - ainda que em minoria - defenderem a taxa turística.

Lê-se, por exemplo, "Meus queridos, vocês são livres de escolher onde querem passar férias! Vem ao Porto Santo quem realmente gostar da nossa ilha!", "Vai quem quer, temos tantas opções de férias e com excelentes preços, por mim, está tudo bem".

A par de Porto Santo, também os munícipios madeiresens de Santa Cruz e da Ponta do Sol já cobram taxa turística.