A nova campanha de comunicação do Turismo de Portugal tem como objetivo apelar aos turistas para a poupança de água durante a sua estadia, de acordo com o Barlavento - Diário do Algarve. Desta campanha fazem parte várias frases claras, como “menos duches, mais mergulhos” ou “menos piscinas, mais oeanos” como forma de apelo a uma estadia mais sustentável por parte de quem visita o Algarve.


“Sê futurista, poupa água” é o objetivo da campanha que cita dados da Organização Mundial de Saúde para tornar a mensagem ainda mais sustentada. Os números são assustadores e dão que pensar, Lídia Monteiro, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal anunciou que “235 litros é o volume de água que um turista consciente e responsável pode poupar por dia na sua estadia, sem alterar a qualidade da experiência que pode ter nesse destino.”


O tema das alterações climáticas tem de estar presente nas ações que tomamos diariamente, mas a realidade é que os momentos de mais desleixo estão ligados à tranquilidade de uns dias de férias. “A verdade é que gastamos mais água do que aquela de que precisamos, mas a maior parte de nós não sabe isso. E é justamente isso que pretendemos com esta campanha: desafiar os turistas, aqueles que visitam o destino Algarve, para que durante as suas férias possam fazer de forma diferente. Que possam visitar o Algarve de uma forma mais consciente” continuou.


A campanha passa pelas redes sociais e tem dois momentos, começa “quando as pessoas ainda estão em suas casas a planear a sua viagem, a pensar e a sonhar com o Algarve” e termina quando o turista aterra no destino e se depara com um cenário diferente do que o esperado.

As malas e trolleys foram idealizadas como materialização de todo este processo de pensamento, sendo o objeto mais simbólico de uma viagem. São seis malas a rolar nos tapetes do aeroporto, misturadas com as bagagens dos turistas, totalizando 235 litros de água, a quantidade de água que se pode poupar por dia. No Barlavento - Diário do Algarve, vê-se o tipo de malas desta campanha.

À saída do Aeroporto de Faro está “um outdoor a lembrar que podemos poupar 235 litros por dia”, mensagem associada ao selo “save water” que serve para distinguir as unidades de alojamento que implementam medidas concretas para reduzir o consumo de água. A campanha é “para turistas nacionais e estrangeiros, e está disponível em outdoors, sempre com referência ao selo «Save Water»”.

Lídia acredita que a campanha “Procura valorizar aquilo que é mais relevante neste destino: o oceano”.