O bom tempo deixa toda a gente de cabeça no ar. De tal forma, que nem a equipa da RFM escapou. E no que diz respeito à equipa da RFM, grande parte da responsabilidade é da Força Aérea Portuguesa.

Na quarta-feira, a RFM fez história a bordo de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa! Tratou-se do avião C-295M, no qual a equipa do Café da Manhã da RFM fez rádio!

A Força Aérea Portuguesa aceitou este desafio e tudo fez para que escrevêssemos mais um capítulo na história da rádio.

Tudo começou às 6h da manhã do dia 29 de maio, sendo que, minutos depois, o avião descolou com o Rodrigo Gomes e outros elementos da equipa da RFM em direção a Vila Real de Santo António.

Durante as quatro horas do Café da Manhã, esta aeronave sobrevoou Portugal inteiro, terminando, às 10h, em Caminha.

Por terra, ficou Daniel Fontoura, que assegurou que tudo corria da melhor forma e com toda a segurança.

Foi uma emissão que ficou para a história e que muitos nos orgulha!



Esta emissão especial com a Força Aérea Portuguesa abriu o apetite para o Beja Air Show, que acontece nos dias 1 e 2 de junho, na base aérea n.º 11, em Beja.

A Ana Colaço e o Daniel Fontoura vão apresentar-se no Beja Air Show no dia 2 de junho, para conduzirem uma emissão muito especial, entre as 14h e as 18h da tarde. Estão a contar contigo para, juntos, viverem todas as emoções deste evento!


E o que podes ver no Beja Air Show?

Os dias 1 e 2 de junho prometem preencher os céus de Beja com as mais fantásticas máquinas voadoras do mundo. Para além da emissão da RFM, entre as 14h e as 18h do dia 2 de junho, nos dois dias de festival, vais poder patrulhas acrobáticas e diversas demonstrações táticas militares.

O Beja Air Show é uma oportunidade única para apreciares a beleza da aviação, enquanto assistes a demonstrações aéreas, espetáculos acrobáticos e exposições de aeronaves nacionais e internacionais.



Presenças já confirmadas no Beja Air Show:

Patrouille Suisse – Suíça

Dispensando apresentações pelo seu mundialmente reconhecido espetáculo, a Patrouille Suisse é a lendária equipa de exibição acrobática que personifica a precisão suíça e a excelência na aviação.

Composta por hábeis pilotos, a patrulha voa seis aeronaves F-5E Tiger II que realizam um espetáculo aéreo inesquecível, exibindo formações apertadas, manobras acrobáticas emocionantes e passagens a alta velocidade que desafiam os limites da habilidade humana e da tecnologia aeronáutica.

Considerada uma das equipas de exibição acrobática mais reconhecidas do mundo, a Patrouille Suisse representa o orgulho e a tradição da Força Aérea Suíça, representando-se como verdadeiros embaixadores da aviação daquele país.

Patrulla Aguila – Espanha

A Patrulla Águila é uma equipa de exibição acrobática da Força Aérea Espanhola reconhecida pelas suas performances impressionantes com as aeronaves CASA C-101 Aviojets.

Capazes de voar a velocidade máxima de cerca de 1040 km/h, em termos operacionais conseguem estar 3 a 4 horas no ar sem reabastecimento, dependendo das condições de voo e da carga útil.

Durante as suas demonstrações e exibições, os pilotos da Patrulla Águila voam em formação, realizando acrobacias precisas e sincronizadas, prometendo um espetáculo singular e sendo conhecidos pelas fantásticas aterragens em formação.

Mirage 2000C Couteau Delta – França

O Mirage 2000C Couteau Delta é a equipa de demonstração acrobática oficial da Força Aérea Francesa apresentada pelo tão conhecido caça Mirage 2000C. A equipa é conhecida pelas exibições aéreas emocionantes que realiza, apresentando manobras acrobáticas excecionais, que espelham agilidade e desempenhos memoráveis.

O supersónico Mirage 2000C é capaz de atingir velocidades superiores a Mach 2 e tem um alcance operacional de aproximadamente 1.550 km, prometendo rasgar os céus de Beja realizando manobras de cortar o fôlego.

Saab JAS 39 Gripen – Hungria

O "Saab JAS 39 Gripen Hungary Solo Display" promete uma impressionante demonstração acrobática realizada por um talentoso piloto húngaro a bordo da emblemática aeronave de combate Saab JAS 39 Gripen.

Com a precisão e destreza, aguardam-se manobras ousadas e dinâmicas que demonstrem todo o potencial desta aeronave de última geração. Voando a altas velocidades e com cruzamentos de tirar o fôlego, o Gripen Hungary Solo Display é uma verdadeira exibição de habilidade e domínio da arte da aviação.

Testemunharemos a harmonia entre piloto e máquina, desafiando os limites do impossível e redefinindo os padrões de excelência na exibição aérea acrobática.

Marche Verte – Marrocos

La Marche Verte é a equipa de demonstração acrobática da Força Aérea Real Marroquina e a equipa acrobática oficial de Marrocos.

Formada em 1988, para fins de exibição acrobática, a equipa usa o avião de treino francês Avions Mudry & Cie CAP 232.

O avião de apoio é um CASA CN-235 bi-turbo-hélice.

Yakstars – Portugal

A YAKSTARS é uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa, primeira da história da aviação ibérica – militar e civil – composta por pilotos de ambos os países.

Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes, passagens de alta velocidade e cruzamentos de tirar o fôlego.

Atualmente, YAKSTARS é a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo.

Têm como bases Casarrubios, perto de Madrid, Espanha, e Ponte de Sor, Portugal.

Team Velarde – Espanha

A Team Velarde, com Juan Velarde como capitão da companhia aérea profissional, atualmente realiza exibições de acrobacias solo e em formação com os seus parceiros da Bravo3/Repsol Aerobatic Team. Como entusiasta da aviação, pilota aeronaves históricas com a coleção de aviões vintage da Fundación Infante de Orleans. Entre 2014 e 2019, Juan Velarde foi o único espanhol a competir no campeonato de automobilismo mais rápido do mundo: o Red Bull Air Race.

RAF Falcons – Reino Unido

Os RAF Falcons são a equipa de paraquedismo de demonstração oficial da Royal Air Force (RAF) do Reino Unido.

Durante as suas apresentações, realizam saltos em formação e demonstram técnicas de paraquedismo de alto nível. As aeronaves utilizadas são os helicópteros Chinook HC2 e HC4 da RAF, que têm uma velocidade máxima de cerca de 315 km/h e um alcance operacional de aproximadamente 800km.

Os “Falcons” prometem espetaculares saltos, demonstrando habilidades acrobáticas no ar e aterragens precisas.

Super Tucano A-29A – Brasil

O Super Tucano A-29A é uma aeronave turbo-hélice versátil, projetada para funções de ataque leve e treino avançado. Foi desenvolvido para atender às exigências operacionais da Força Aérea Brasileira e o propósito principal é servir como uma aeronave de ataque tático, capaz de operar em ambientes desafiadores, como a Amazónia brasileira, além de desempenhar um papel crucial na formação inicial de pilotos de caça.

Fabricado pela Embraer, o “Super Tucano” é produzido em duas linhas de montagem, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos.

Recebeu certificação de acordo com os mais recentes padrões militares pela Força Aérea dos Estados Unidos, demonstrando a qualidade e capacidade de atender aos requisitos operacionais de várias nações em todo o mundo.

F-16M – Portugal

Os F-16M da Força Aérea Portuguesa são aeronaves que pertencem às Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares”, sediadas na Base Aérea N.º 5, em Monte Real.

Responsáveis pela proteção do espaço aéreo nacional, contribuem para a manutenção da soberania nacional.

Dispondo a Força Aérea de versões monolugares e bilugares, no cumprimento da missão voam normalmente em parelha. O F-16M tem um raio de ação de 900km, uma autonomia máxima de três horas e pode atingir 2.160 km/h.

KC-390 – Portugal

O KC-390, o mais recente avião adquirido pela Força Aérea Portuguesa, é um avião de transporte militar multifuncional, adequado para uso tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. Além disso, é capaz de realizar operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.

Fabricado no hemisfério sul, com partes feitas em Évora, o KC-390 é uma plataforma versátil que promete assegurar o futuro das operações da Força Aérea Portuguesa.

Com capacidade para transportar até 74 macas ou 80 passageiros, o KC-390 é facilmente reconfigurável e possui um sistema de movimentação de carga adaptável, garantindo operacionalidade em diversos cenários.

A sua verdadeira capacidade multimissão e alcance intercontinental atendem aos requisitos para participação em operações militares, incluindo as realizadas pela NATO, das quais Portugal é membro.

C-130H – Portugal

Em operação em Portugal desde 1977, o mítico C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retrátil, com uma vasta história em Portugal e em todo o mundo.
A Força Aérea Portuguesa dispõe de versões diferentes desta aeronave, que podem transportar até 74 macas e até 128 passageiros, dependendo da configuração.
As suas excecionais características operacionais, nomeadamente robustez, versatilidade, capacidade, raio de ação e autonomia, garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo tático e transporte aéreo geral, de busca e salvamento, e apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO.

C-295M – Portugal

O C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil. O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.

Esta aeronave tem uma autonomia máxima de 10 horas e pode transportar até 70 passageiros.

Falcon 50 – Portugal

O Falcon 50 é um trirreator que, pelas suas caraterísticas e qualidades, oferece flexibilidade de emprego, segurança e excelentes performances em cruzeiro.

Com a sua autonomia máxima de sete horas, possui uma velocidade máxima de 887 Km/h e consegue transportar até 12 passageiros. A velocidade e versatilidade da aeronave permite realizar um vasto leque de missões de transporte, com destaque para o transporte de doentes e de órgãos para transplante.

P-3C – Portugal

O P-3C mantém todas as capacidades de patrulhamento marítimo herdadas do P-3P, nomeadamente Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Está também equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a deteção de ameaças e o disparo de contra medidas.

A conjugação destas capacidades com as caraterísticas inatas desta aeronave, onde se destacam a sua enorme autonomia (16 horas), raio de ação, velocidade, a disponibilidade para transportar sensores e armamento, operar de dia e de noite e em quaisquer condições meteorológicas, resultaram num sistema de armas extremamente versátil e flexível sobretudo vocacionado para as missões de patrulhamento marítimo.

EH-101 Merlin – Portugal

O EH-101 Merlin é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retrátil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de cinco pás. Possui flutuadores de emergência, dois barcos internos para 20 pessoas, um guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR. É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo e possui autonomia máxima de oito horas e meia.

Este helicóptero é sobretudo utilizado para os resgates tanto em terra e no mar, para as missões de busca e salvamento e para as missões de transporte de doentes.

AW119 Koala – Portugal

O AW119 Koala é um helicóptero monomotor, extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, transportes médicos, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", transporta até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros ou ainda 1400Kg em carga suspensa.

É um helicóptero que equipa a Esquadra 552 – “Zangões”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, mas responsável por garantir o alerta de busca e salvamento a partir da Base Aérea N.º 8, em Ovar.

TB-30 EPSILON – Portugal

O TB-30 EPSILON, produzido pela firma francesa AÉROSPATIALE, foi projetado para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que se vá além, através da fase básica (ou intermédia). É um avião bilugar em tandem, de asa baixa e curta e trem triciclo retrátil.

A configuração do seu painel de instrumentos, a sua velocidade de cruzeiro, a robustez da sua célula que suporta de +6,7 G a -3,35 G e a sensibilidade de comandos, conferem-lhe caraterísticas similares às de um pequeno avião de caça convencional.

Chipmunk MK20

O CHIPMUNK MK20 é um avião bilugar em tandem, metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. É utilizado pela Força Aérea Portuguesa para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas caraterísticas de voo, fazer toda a acrobacia. As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.

Falcões Negros – Portugal

Paraquedistas de queda livre do Exército Português, inicialmente eram militares paraquedistas com a qualificação de Salto de Abertura Manual, oriundos dos batalhões de caçadores paraquedistas. Juntavam-se com o único objetivo de treinar a atividade de paraquedismo, saltando em queda livre.

Inicialmente não possuíam nenhum tipo de designação que os distinguisse, no entanto, mais tarde, adotaram um falcão como logótipo da equipa e, posteriormente, a designação de “Falcões Negros” que ainda hoje ostentam.

F-16 – Roménia

O F-16 é uma aeronave de combate altamente versátil, amplamente utilizado em todo o mundo. Na Roménia, tornou-se uma aquisição crucial para modernizar e fortalecer as capacidades de defesa. Ao substituir as antigas aeronaves de combate, o F-16 eleva a prontidão e a capacidade de resposta do país em situações de defesa. Equipado com tecnologia de ponta em aviação, sistemas de armas e motores potentes, o F-16 proporciona à Roménia uma capacidade de defesa.

C-27J – Roménia

O C-27J é um avião de transporte aéreo tático de média capacidade. Trata-se de um derivado avançado do Aeritalia G.222 com os motores e aviónicos do Lockheed Martin C-130J Super Hercules. O avião C-27J voou pela primeira vez em 24 de setembro de 1999.

L-159 ALCA – Chéquia

Trata-se de um avião de combate leve avançado, ágil que pode realizar diversas missões tanto no ambiente civil quanto militar.

Operado pela Força Aérea da República Checa, é um caça multifuncional tecnologicamente avançado, com capacidade de cumprir diversas missões, nomeadamente formação, missão ar-terra, reconhecimento de patrulha aérea, interceção lenta de alvos, etc.

Equipada com motor Turbofan Honeywell/ITEC F124-GA-100, consegue armazenar quase 2.000 litros de combustível distribuídos por tanques internos e externos.

A aeronave pode ser equipada com uma variedade de armas, com dispositivos especiais para realizar reconhecimento aéreo ou guerra eletrónica. É capaz de atingir uma velocidade máxima de 935 km/h.

Bell 212 – Áustria

O Agusta Bell 212 é um helicóptero de transporte médio que possui rotor principal e de cauda de duas pás e dois motores de turbina.

Capaz de transportar até 14 pessoas, está equipado com um guincho de cabo (montado rapidamente) e gancho de carga externo que permite que seja um helicóptero extremamente versátil.

C-130J – Dinamarca

O C-130J é um avião de transporte tático que pode transportar cerca de 20 toneladas de carga ou até cerca de 120 passageiros. Um dos pontos fortes da aeronave é que ela pode aterrar e descolar em pistas curta se não preparadas, o que torna possível à Força Aérea Dinamarquesa operar na Gronelândia.

E-3F – França

O Boeing E-3F é uma aeronave de fabrico americano vulgarmente conhecida por AWACS (Airborne Warning and Control System). Esta aeronave fornece vigilância constante, independentemente do clima, comando, controlo e comunicações.

O E-3F tem uma cúpula de radar rotativa acima da fuselagem, que o distingue de outras aeronaves.

AS532 – Suíça

O AS532 é um helicóptero bimotor, de peso médio e multifuncional projetado para oferecer alto desempenho, facilidade de implantação, baixo custo operacional, conforto e alta prontidão para missão.

Para uso militar e adaptado às condições atuais dos teatros de operação, apresenta capacidade de sobrevivência, capacidade para voo tático graças à excecional manobrabilidade, baixa observabilidade, baixa vulnerabilidade a projéteis e resistência a colisões.

Helicóptero multifuncional, pode ser armado com metralhadoras e canhões, e está apto a realizar missões de transporte VIP, guerra eletrónica e guerra antissubmarina.


Outras atrações que vais encontrar no Beja Air Show:

Batismos de voo em aeronave da Força Aérea Portuguesa

Demonstrações de capacidades militares

Visita a aeronaves em exposição

Exposições variadas

Voos em balão de ar quente

Simuladores de voo

Experiências em realidade virtual



EXPOSIÇÃO ESTÁTICA:

Aeronaves Portuguesas KC-390; P-3C CUP+; EH-101 Merlin; AW119 Koala; Chipmunk MK20; TB-30 Epsilon; C-130H; C-295M e F-16M

Mirage 2000 – Grécia

C-130H – Países Baixos

Eurofighter Typhoon – Espanha

L159 ALCA – Chéquia

Mirage 2000 – França

Super Tucano A-29A – Brasil

Aeromodelismo – Federação Portuguesa de Aeromodelismo


Inscrição

A entrada é gratuita e não está sujeita a qualquer inscrição.


Informações úteis

A entrada na Base Aérea n.º 11 poderá ser efetuada a partir das 8h00 através da Porta de Armas principal (entradas motorizadas, velocípedes e apeadas).

Além dos parques de estacionamento no interior da Base, estará disponível o parque Ovibeja localizado na cidade de Beja dedicado ao evento, que terá autocarros para transportar os visitantes até à Base.O acesso a estes parques será efetuado por ordem de chegada.

Para o teu conforto e segurança utiliza a aplicação da VOST Portugal, onde encontras informação ao segundo sobre o trajeto mais rápido para chegares à Base, assim como a capacidade do parque exterior disponível para este evento.

Devido ao ruído, movimento das aeronaves e presença de um elevado número de pessoas, não será possível o acesso de animais, por questões de segurança, exceto animais de assistência

No interior da Unidade há uma variedade de opções de alimentação e bebidas disponíveis para desfrutares, enquanto assistes às exibições emocionantes.

Tendo em conta o sol e o calor que se vão fazer sentir, aconselhamos-te a usares proteção adequada, incluindo protetor solar.


Mais informações úteis

Menores sempre acompanhados por adultos

Animais de estimação não permitidos, exceto se de assistência

Pode trazer mochila com bens essenciais

Não é possível foguear no local


Facilidades

WI-FI

Restauração (comida e bebida)

WC’s

Estacionamento prioritário para pessoas com mobilidade reduzida

Presença de equipas de saúde


Excursões

Fala com a Força Aérea Portuguesa!