Dias longos de sol convidam a bebidas frescas e a um belo petisco, certo? Não há nada melhor do que reunir amigos numa esplanada e estar diante de uma bela iguaria. Há um petisco, que é o snack ideal para o verão, e que não tem o destaque que merece. Mas, depois de leres este texto, não vais querer outra coisa. É que para além de bons, são práticos para levares para a praia e, o melhor de tudo, fazem bem à saúde.


Falamos de tremoços, uma das leguminosas mais ricas em proteína e fibra do mundo, que podes comer sem culpa. Além de terem um baixo valor calórico - tudo o que precisamos de ouvir - têm um custo acessível. Até agora só coisas boas a dizer dos tremoços.


Depois, os tremoços são também altamente saciantes. O alto teor de fibra e proteína ajudam a regular o apetite e a manter a fome sob controlo. Se tens restrições alimentares, não precisas de te preocupar com os tremoços: são ideais para quem tem uma dieta vegetariana ou vegan e também não contêm glúten.


Com três vezes mais fibra do que a aveia, os tremoços ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Como se não bastasse, os tremoços também ajudam na regeneração da pele: possuem propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes que ajudam na renovação celular.


Ao não conterem lectina, ajudam a diminuir o inchaço e desconforto intestinal. São fonte de cálcio, vitaminas do complexo B, E, folato, ferro, zinco e ácidos gordos insaturados.



Depois deste rol de benefícios, tem de haver algo menos bom, mas que ainda assim pode ser contornado. Os tremoços na sua forma natural não são comestíveis devido a compostos tóxicos chamados alcaloides. Felizmente, um processo de cozedura e mudança frequente de água elimina estes compostos, tornando os tremoços seguros e deliciosos. O único senão é o excesso de sal, mas isso pode ser facilmente resolvido passando-os por água ou demolhando-os antes do consumo.


Por isso, são tudo boas razões para "abusares" dos tremoços este verão. A próxima vez que fores à praia dá uma oportunidade a estas pequenas sementes amarelas que são mais poderosas do que aquilo que pensamos.

Ah... e põe as cascas, todas, dentro de um saco e depois no lixo!