Junho não está a dar tréguas e quer mesmo manter as pessoas em casa.

“Levantou poeira”, já dizia Ivete Sangalo e depois da previsão de poeiras no ar para esta semana, agora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) veio dizer que também existe previsão de trovoadas frequentes na sexta e no sábado em oito distritos, depois de autênticos dias de Verão.


Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro têm de estar alertas, existe um aviso laranja que estará em vigor entre as 18h de sexta-feira, dia 7 de junho, e as 06h de sábado, dia 8.

O aviso, no entanto, passa a amarelo e permanece até às 21h de sábado.


Também estarão sob aviso amarelo, devido às trovoadas, os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre, entre as 15h de sexta-feira e as 21h de sábado.


As trovoadas não vêm sozinhas, o IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, de granizo acompanhados de trovoada e rajadas.

O aviso mantém-se entre as 12h00 e as 21h00 de sábado.


Como se esta previsão não fosse suficiente, também as regiões montanhosas, as costas sul e norte da Madeira e do Porto Santo recebem o mesmo aviso entre as 12h e as 21h de quinta-feira, 6 de junho, em virtude da precipitação, que pode ser forte e vir acompanhada de trovoada.


Se não percebes bem como funcionam estes avisos nós ajudamos. O IPMA emite um aviso laranja quando existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.


Apesar do tempo de inverno, as temperaturas vão subir, principalmente na região sul, e prevê-se que as máximas oscilem entre os 35 graus, em Évora, e os 22 graus, em Aveiro e no Porto.

As mínimas deverão estar entre os 19 graus, em Faro, e os 12 graus, em Vila Real.


No sábado, dia 8, a temperatura "irá descer para valores entre os 20 e 25°C, podendo ser um pouco superiores em alguns locais do interior". Já na região Sul, a temperatura "terá uma pequena subida no dia 6, com valores entre os 30 e 35°C, descendo a partir no dia 7, situando-se entre 20 e 25°C no dia 8".

Após a descida de temperatura no dia 8, "não se prevê variações significativas da mesma pelo menos até dia 10, segunda-feira", revela o IPMA.