Andar pelas ruas de Lisboa vem com novidades e um pedido muito particular.

No fim de junho, a Junta de Freguesia da Misericórdia anunciou, numa publicação, que tinham sido instalados cerca de meia centena de sinais.

Estes sinais não são de trânsito, mas trazem um pedido a quem passa por aquelas zonas, principalmente nas horas noturnas.

Esta espécie de “discos”, como a Junta os designa, têm a mensagem: “Silêncio por favor, Respeite os Residentes”. O objetivo, de acordo com a publicação da Junta nas redes sociais, é diminuir o barulho na zona do Bairro Alto e do Cais do Sodré, em particular na Rua de São Paulo, onde o convívio noturno e a música alta perturbam o descanso de quem ali mora.

A mensagem surge em português e em inglês e no centro da mesma surge uma pessoa a fazer sinal de silêncio com o dedo.



Segundo a Junta da Misericórdia, nas redes sociais, os grupos que se formam nestas zonas “(…) para além do excesso de ruído provocado, abandonam grande quantidade de copos de plástico e lixo, com nocivas consequências na higiene urbana, no ambiente e na segurança”.

A iniciativa foi posta em prática no dia 28 de junho e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para o sucedido e evitar que isso continue a acontecer.