Portugal vai aquecer esta semana e não vai ser um calor tímido.
As temperaturas vão subir já esta segunda-feira, dia 22 de julho, e todos os distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo, e outros 11 sob aviso laranja até quarta-feira, dia 24, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Agarra no leque, na ventoinha portátil, no chapéu e numa garrafa de água e prepara-te para esta subida de temperaturas. Se estiveres por Évora, Setúbal, Santarém, Beja ou Portalegre tem cuidado, estes distritos estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado emitido pelo IPMA, até às 18h de quarta-feira.
Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga começam a semana com aviso amarelo, mas a partir das 9h de terça-feira, dia 23 de julho, o aviso aumenta e passa para laranja até quarta-feira.
Évora e Santarém começam a semana com temperaturas que podem atingir os 42ºC, Beja os 40ºC, Portalegre pode chegar aos 39ºC, Lisboa e Castelo Branco aos 38ºC e Coimbra pode ter temperaturas máximas de 37ºC. No Porto, os termómetros podem marcar os 33ºC e em Faro os 31ºC.
Por sua vez, na terça-feira todos os distritos de Portugal Continental podem ultrapassar os 30ºC, segundo o IPMA, a única exceção é Sines.
Para além do calor intenso também é preciso ter cuidado com a radiação ultravioleta (UV) em Portugal. O IPMA alerta que existe um risco muito elevado de exposição nestes dias.
O IPMA aconselha que não te esqueças de usar sem pudor o teu protetor solar, de dar uso aos óculos de sol que tens por casa, de preferência com filtro UV, e de usares uma ‘t-shirt’ nestes dias mais quentes, e claro, mantém-te bem hidratado.